Notícias Notícias

Voltar

Pacientes com diabetes ganham festa de Natal no Hospital Universitário de Brasília

Confraternização

Pacientes com diabetes ganham festa de Natal no Hospital Universitário de Brasília

Crianças e adolescentes recebem visita do Papai Noel, presentes e um lanche especial

Brasília (DF) – Teve Papai Noel, presente, lanche especial e pintura de rosto. Foi uma manhã de confraternização, que reuniu pacientes, familiares e a equipe do Ambulatório de Diabetes do Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh.  A confraternização foi preparada nesta segunda-feira, 11, com a ajuda de voluntários. 

“É um momento de celebração e de mostrar que é possível comer coisas gostosas. Também aproveitamos para conversar com os pais nesse dia e saber o que podemos melhorar no nosso ambulatório”, explica a endocrinologista pediátrica Fernanda Lopes.

As comidas foram preparadas especialmente para os pacientes, que não precisaram se preocupar com o que poderiam comer, mesmo vendo uma mesa repleta de doces. “É muito legal porque não preciso me preocupar, é tudo sem açúcar”, conta a pequena Mariana Grymberg, de nove anos, diagnosticada com diabetes há dois anos e meio. A mãe dela, Ana Cecília Grymberg, ajudou a preparar as comidas. “A Mariana espera esse momento com muita ansiedade. É a família que eu mais confio porque sei que sempre posso contar”, afirma.

A festa de Natal do ambulatório já é uma tradição e conta com o apoio de um grupo de voluntários formado por policiais e amigos. Eles levam ao HUB o Papai Noel e presentes para todas as crianças e adolescentes. “Não tem preço, o melhor agradecimento é o sorriso das crianças quando ganham os presentes”, garante a voluntária Liana Camargo.

O ambulatório atende cerca de 60 crianças e adolescentes, entre dois e 17 anos. Nos casos mais graves, o tratamento exige consultas a cada três meses. “Fazemos muitas amizades nas consultas e hoje vamos nos reencontrar na festa”, comemora Rafael Silva de 13 anos, diagnosticado com diabetes há um ano e três meses.

Mariana Martins, de nove anos, descobriu a doença há dois anos e meio. Participou da festa de Natal no ano passado e fez questão de comparecer de novo. “Estava imaginando como seria. Gosto da festinha porque conheço mais crianças com diabetes”, afirma. “É um momento muito importante para ela. E se ela está feliz, fico feliz também”, completa o pai de Mariana, Marcos Aurélio Martins.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB