Notícias Notícias

Voltar

Jornada Pernambucana de Dermatologia premia trabalho do HC-UFPE

Evento científico

Jornada Pernambucana de Dermatologia premia trabalho do HC-UFPE

Estudo foi vencedor na categoria Caso Clínica, sendo produzido por uma médica residente da instituição

Recife (PE) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) foi premiado na categoria Estudo de Caso Clínico, durante a XXVII Jornada Pernambucana de Dermatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco (SBD-PE). O trabalho vencedor foi produzido pela residente Ana Cibele Negreiros, que abordou um caso de hanseníase. O HC é vinculado à Rede Ebserh.

Ana Cibele concorreu com residentes em Dermatologia de outros quatro serviços credenciados: Oswaldo Cruz, Imip, Otávio de Freitas e Centro de Estudos Dermatológicos do Recife (Ceder). “O trabalho estava muito bem documentado e analisado e foi bem merecido”, explica a médica do HC Márcia Oliveira, que também participou do evento com a palestra “Doenças das unhas”.

Também palestraram no encontro os médicos do HC-UFPE: Claudia Ferraz, com estudos sobre “Esporotricose”; o chefe do Serviço de Dermatologia, Luiz Gonzaga de Castro, com o tema “Dermatoses na genitália masculina”; a professora de Anatomia Patológica da UFPE, Daniela Takano, que apresentou “Discussão de casos clínicos: Patologias. Além deles, Perla Gomes coordenou a sessão “Dermatoses Infecciosas: diagnóstico e manejo. O que há de novo?”.

Sobre a relevância do evento, Luiz Gonzaga de Castro pontua que encontros como esses são importantes, pois são uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências. “Ao mesmo tempo em que aprendemos, também ensinamos. O conhecimento não é só uma busca, é também uma troca”, finaliza.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE