Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Curitiba oferece aulas a pacientes antes da consulta

Diabetes

Hospital de Curitiba oferece aulas a pacientes antes da consulta

Projeto é realizado por duas enfermeiras que esclarecem dúvidas e questões sobre a doença

Curitiba (PR) – O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Rede Ebserh, oferece aulas a pacientes que aguardam a consulta. O projeto é realizado todas as quintas-feiras, às 7h e às 12h, por duas enfermeiras que esclarecem dúvidas e questões sobre a diabetes.

Como o processo de um tratamento pode ser complicado, com remédios, horários e doses que devem ser respeitadas por um longo tempo, o projeto auxilia para que o paciente não se confunda. “Antes, eu fazia orientação individual, na sala de consulta. Era complicado, porque não tinha muito alcance”, disse Tânia Maria Pereira.

As aulas têm o auxílio do projetor e acontecem no hall de espera. As orientações passam por explicações sobre a doença, métodos de transporte de seringas e medicamentos, a maneira como o remédio age no corpo e o que deve ser feito em diversas situações. Os resultados ainda estão a curto prazo, pois, a atividade começou há dois meses. “Queremos estimular o paciente a ter autocuidado”, reafirmou Ingrid Meireles, supervisora da Seção de Enfermagem Ambulatorial.

Dentre jovens a partir dos 14 anos até idosos, são atendidas cerca de 75 pessoas. João Lima de Oliveira, 68, é uma delas, e esteve na aula pela primeira vez. “Tenho diabetes há 30 anos. Às vezes, até consigo relaxar”, ressaltou. “Já tinha uma noção do que era, mas, vou participar mais vezes dessas palestras. Aqui, a recepção é muito boa e todos são empenhados”, completou. Maria Natalina, esposa de João, acrescentou que “agora, ele vai prestar mais atenção ao tratamento”.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR