Notícias Notícias

Voltar

Grupo Gestor do Método Canguru se reúne para planejar as estratégias de 2018

Atenção Humanizada

Grupo Gestor do Método Canguru se reúne para planejar as estratégias de 2018

HU-UFMA e Ministério da Saúde coordenam os Centros de Referências Nacionais do Método

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, recebeu, na última semana, a visita do Grupo Gestor do Ministério da Saúde para o Método Canguru, responsável por pensar e definir as estratégias nacionais da Atenção Humanizada ao Recém-nascido. Segundo a coordenadora Nacional do Método Canguru, Zeni Lamy, o objetivo foi o de traçar estratégias que visem o desenvolvimento e fortalecimento da iniciativa. “Estamos fazendo um diagnóstico situacional, avaliando as ações do ano de 2017 e montando o planejamento das ações que serão executadas em 2018”, esclareceu.

O projeto de fortalecimento do Método Canguru no Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS). O HU-UFMA, por meio da Unidade Materno Infantil, coordena em parceria com o MS os Centros de Referência Nacionais do Método Canguru. A coordenadora do Centro de Referência do HU-UFMA, Marynéa Vale, destacou a importância dessa parceira. "O MS é o nosso grande parceiro pela disseminação do método em todo Brasil, sendo o responsável pela implantação dos centros e a redução da mortalidade neonatal".

Para as consultoras nacionais do Método Canguru, Denise Morsch e Nicole Gianini, o papel da Unidade Materno Infantil do HU-UFMA é admirável em relação à implantação do método no Brasil. “O conhecimento implantado e disseminado pelo HU-UFMA foi extremamente relevante para o fortalecimento do Método Canguru no Brasil. Desde o início, ele recebeu pessoas, liderou trabalhos científicos e difundiu conhecimento para todo o país”, destaca Nicole. “Dois eixos, assistência e pesquisa, são trabalhados fortemente no Materno Infantil do HU. E é isso que faz com que tenhamos uma maior interação. Essa é a importância e é o que faz a diferença no Materno Infantil”, ressalta Denise.

Composto pelos coordenadores dos seis Centros Nacionais de Referência do Brasil (Unidade Materno Infantil do HU-UFMA/MA, Imip/PE, Secretaria Municipal de Saúde/RJ, HU-UFSC/SC, HGIS/SP e Unicamp/SP) e pelos consultores nacionais do Ministério da Saúde para o Método Canguru, o Grupo foi recebido pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages.

Método Canguru

O Método Canguru assistência visa o cuidado integral do bebê que nasce pequeno ou de forma antecipada, alcançando um cuidado qualificado e promovendo uma melhor assistência e proteção às crianças e suas famílias. Ele tem ajudado a reduzir os índices de mortalidade em recém-nascido.

O modelo surgiu com o intuito de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido pré-termo (que nasceu antes das 37 semanas de idade gestacional) e/ou de baixo peso. Objetivando o baixo custo na assistência perinatal e promovendo um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, por meio do contato pele a pele.

No HU-UFMA, na Unidade Materno Infantil, o Método teve início no ano de 1997, sendo um dos primeiros centros de referência e capacitação no Brasil para a aplicação do Método Canguru, responsável por repassá-lo por meio de cursos com 40 horas, para grupos de profissionais de diferentes unidades hospitalares do país.

O Método Canguru traz diversas vantagens não só para a criança como também para a mãe, tais como: um maior vínculo afetivo, menor tempo de internação e riscos de infecção hospitalar, aumento da estimulação sensorial e do aleitamento materno, e garante também mais segurança aos pais na hora do manuseio do bebê.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUGG-Unirio faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA