Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da Rede Ebserh visitam hospitais franceses para troca de conhecimentos

Acordo internacional

Profissionais da Rede Ebserh visitam hospitais franceses para troca de conhecimentos

Viagem possibilitou intercâmbio de competências nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica

Brasília (DF) – A primeira etapa do acordo internacional entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Conferência de Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Universitários (CHUs) da França foi finalizada. Cinco profissionais da Rede Ebserh estiveram em solo francês de 27 de novembro a 7 de dezembro com o intuito de promover o intercâmbio de competências e conhecimentos nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica.

O presidente da estatal brasileira, Kleber Morais, também esteve na França, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões para as possibilidades de projetos a serem desenvolvidos pelas redes hospitalares brasileira e francesa. O gestor participou da reunião mensal dos Diretores Gerais dos CHUs, que ocorreu em Paris, e de reunião na Embaixada do Brasil, com o embaixador Paulo Cesar Campos, onde também foi apresentado o relato de cada um dos profissionais que participaram desta primeira etapa do projeto.

“O intercâmbio possibilita que pesquisas sejam feitas em conjunto e que os dois países compartilhem conhecimento em áreas específicas nas quais têm expertise. Essas iniciativas impactam diretamente no fortalecimento do cenário de prática para formação dos futuros profissionais da saúde do Brasil e na melhoria do atendimento à população brasileira”, afirmou o gestor brasileiro.

O presidente da associação francesa, Jean-Pierre Dewitte, ressaltou que a parceria estreita o trabalho conjunto dos dois países nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à saúde. “O trabalho conjunto favorece trocas e permite formação prática em toda a vida profissional, pois sempre temos o que aprender uns com os outros”, declarou.

Experiências

Os cinco representantes da Ebserh atuaram nos CHUs das cidades de Poitiers, Estrasburgo, Angers e Lille, onde foram recebidos pelas equipes das áreas de especialização indicadas em seus Planos de Trabalho, documentos preparados pelos profissionais e que fizeram parte do processo de seleção para o intercâmbio. A experiência profissional decorrente da viagem fez com que se intensificassem os contatos bilaterais, de modo que profissionais franceses já pleitearam visitas aos hospitais da Rede Ebserh.

O presidente da Rede Ebserh também visitou um hospital francês, o CHU da cidade Rouen, que tem forte atuação na área de ensino e pesquisa. Esteve ainda no ‘Assistance Publique – Hôpitaux de Paris’ (Assistência Pública – Hospitais de Paris), onde reuniu-se com a diretora de Relações Internacionais daquele complexo hospitalar, Florence Veber, que demonstrou satisfação por já participar da cooperação internacional, interessando-se pelas atividades do convênio. Kleber Morais iniciou sua viagem à França com a participação do 41º Congresso Nacional de Ginecologia e Obstetrícia Francês.

Por parte da delegação brasileira na França, participaram os médicos: José Eugênio Junior, do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas, na especialidade Urologia, que visitou o CHU da cidade de Poitiers; Eduardo Costa, do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Neurocirurgia, que esteve em Estrasburgo; Luiz Fernando Weber, do Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria, em Ortopedia e Traumatologia, também em Estrasburgo; Mônica Neri, da Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, com a especialidade Ginecologia e Obstetrícia, com estadia em Angers; e Vandack Alencar Junior, do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais, em Terapia Intensiva, que esteve no CHU em Lille.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh