Notícias Notícias

Voltar

Estudo sobre crianças com Zika é renovado no Hospital das Clínicas de Pernambuco

Microcefalia

Estudo sobre crianças com Zika é renovado no Hospital das Clínicas de Pernambuco

Pesquisa teve financiamento aprovado e acompanhará 95 crianças até dezembro de 2019

Recife (PE) – A pesquisa “Estudo de coorte das crianças nascidas no Hospital das Clínicas da UFPE: os fatores associados à Síndrome Congênita do Zika Vírus” será continuada até 2019. O estudo do hospital da Rede Ebserh avalia crianças que nasceram no período do aumento do número de casos de microcefalia (de outubro de 2015 até março de 2016) e são acompanhadas de perto pela unidade.

A continuidade da pesquisa, iniciada em 2016, será possível pela aprovação de novo financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). “Com esse financiamento, vamos continuar o acompanhamento de 95 crianças (17 delas com microcefalia) até dezembro de 2019 e avaliar as repercussões tardias no desenvolvimento neuropsicomotor mesmo daquelas que não apresentam a microcefalia”, avalia a coordenadora do estudo, Bernadete Coêlho.

Os resultados dos tratamentos realizados no HC estão gerando dados sobre a arbovirose, já sendo possível observar uma forte determinação social em que pessoas em situação de vulnerabilidade social são as mais afetadas. “Já constatamos que 25% delas estão apresentando déficit no desenvolvimento, afetando, por exemplo, a linguagem”, explica Bernadete, que apresentará resultados dos primeiros dois anos da pesquisa em março de 2018.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE