Notícias Notícias

Voltar

HU em Dourados (MS) integra projeto colaborativo para reduzir taxas de infecção em UTIs

SEGURANÇA DO PACIENTE

HU em Dourados (MS) integra projeto colaborativo para reduzir taxas de infecção em UTIs

Assinatura da carta de intenção e treinamento das equipes aconteceram esta semana, em São Paulo

Dourados (MS) - O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, é um dos 120 hospitais públicos do País que integram o mais recente projeto colaborativo lançado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar as práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento de adesão ao projeto, uma carta de intenção, foi assinado no início desta semana, em São Paulo, pela superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda. “É mais uma conquista para nós, que já temos um trabalho significativo e todo um compromisso das nossas equipes com relação às práticas que visam a segurança do paciente”, comentou.

Com o plano “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, a expectativa é reduzir em 50% as contaminações relacionadas à assistência à saúde no País, como a infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central e a pneumonia associada à ventilação mecânica.

A medida prevê ainda redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos. O projeto terá duração de três anos nos 120 hospitais escolhidos. O investimento total será de R$ 17 milhões em isenção fiscal.

O suporte técnico ao projeto será feito por seis hospitais de excelência envolvidos com o IHI (Institute for Healthcare Improvement): Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital Moinhos de Vento (RS). O HU-UFGD será referenciado pelo Hospital do Coração.

Em Mato Grosso do Sul, outras duas instituições também foram selecionadas para integrar o projeto: o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Campo Grande, que, assim como o HU-UFGD, também é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas.

A primeira etapa do treinamento das equipes integrantes da iniciativa também foi realizada em São Paulo, durante esta semana. “Temos muito trabalho pela frente, mas estamos empenhados em atingir todas as metas propostas para a primeira fase do projeto, que será desenvolvida ao longo de 180 dias”, disse a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFGD, enfermeira Angela Mendonça de Souza.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens: