Notícias Notícias

Voltar

Ministro da Educação assina ordem de serviço para concluir Materno-infantil do HU-UFS

Investimento

Ministro da Educação assina ordem de serviço para concluir Materno-infantil do HU-UFS

Prédio de 6.952m² terá seis pavimentos e 118 leitos. Previsão para finalizar a obra é de 18 meses

Brasília (DF) – O Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) autorizaram, nesta quarta-feira, 13, a execução da obra de conclusão da Unidade Materno-infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). A iniciativa, orçada em cerca de R$ 15,7 milhões, vai permitir a conclusão das obras do prédio de 6.952m², com seis pavimentos e 118 leitos O espaço contará com UTI Neonatal, Adulto e Pediátrica; enfermaria; berços; berçário semi-intensiva; salas de parto; e salas cirúrgicas. A previsão para finalizar a obra é de 18 meses.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância da obra no atendimento à população local. “O Hospital Universitário de Sergipe reúne duas ações sociais extremamente relevantes – de um lado, a educação e a formação de profissionais ligados à saúde, e de outro, o atendimento à população mais pobre que precisa de apoio e acolhimento de qualidade por parte do governo”, afirmou.

Para o presidente da Ebserh, Kléber Morais, a obra preencherá uma lacuna que existe em Sergipe. “Essa obra é de suma importância para Aracaju e Sergipe, pois a UFS tinha essa lacuna de não disponibilizar o serviço Materno-infantil. Vejo, como professor, que os alunos terão um ambiente adequado para a formação na área da graduação, pós-graduação, residência, mestrados e doutorados, levando todos os fundamentos do hospital”, comentou.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, falou sobre a importância da unidade hospitalar no contexto educacional. “Este é um momento histórico. Pela primeira vez, em mais de meio século de existência, o HU contará com a tão sonhada unidade materno-infantil. Serão quase 7 mil metros quadrados para atender a gestantes e bebês”, declarou o reitor.

Já a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, enfatizou que a liberação da verba expandirá a infraestrutura do hospital no que diz respeito ao atendimento dos seus pacientes. “Além da infraestrutura e da melhoria no atendimento à população, a unidade será um reforço para a preparação de estudantes e residentes da área da saúde. O hospital passará a dispor de UTIs Neonatal e Pediátrica, mais leitos de enfermaria, berços e vagas em berçário, salas de parto e salas cirúrgicas”, comemorou a gestora.

Participaram ainda da cerimônia o senador Eduardo Amorim (SE) e o deputado federal André Moura (SE).

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

14-12-2017 - Ministro da Educação assina ordem de serviço para concluir Materno-infantil do HU-UFS
Com informações do HU-UFS e MEC