Notícias Notícias

Voltar

Negociação para acordo entre Ebserh e Instituto Benjamin Constant avança

Oftalmologia

Negociação para acordo entre Ebserh e Instituto Benjamin Constant avança

Convênio permitirá a contratação de profissionais da Ebserh para o IBC

Brasília (DF) – Firmar acordo para a contratação de profissionais na área da saúde para atuarem no Instituto Benjamin Constant (IBC), centro de referência nacional na área da deficiência visual. Esse foi o objetivo de uma reunião ocorrida nesta quinta-feira, 14, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Após a conclusão das discussões para assinatura do convênio, os profissionais serão convocados por meio do concurso público realizado pela Ebserh para o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUGG-Unirio), para que atuem no IBC.

“Estamos abertos para as demandas de nossos parceiros, pois a melhoria no atendimento reflete na saúde da população e na formação dos profissionais de saúde. Aliar o ensino, a pesquisa e a extensão com a assistência gratuita à saúde é o compromisso da Rede Ebserh”, afirmou o presidente da estatal, Kleber Morais.

Segundo o diretor-geral do IBC, João Ricardo Figueiredo, o acordo possibilitará a revitalização de um programa de formação profissional, cuja estrutura está toda montada, o que, por consequência, resultará em mais um local de atendimento ao público. “Nós necessitamos de oito médicos oftalmologistas, dois enfermeiros e seis técnicos em enfermagem. Temos a expectativa que esses profissionais sejam convocados pelo concurso do Gaffrée ainda em janeiro para começarem a trabalhar em fevereiro”, pontuou o diretor-geral.

O superintendente do HUGG, Fernando Ferry, lembrou que o hospital também prestou auxílio ao IBC na questão da contratualização dos serviços de saúde com o gestor local do SUS, o que incrementará receitas ao instituto e refletirá na melhoria dos serviços gratuitos à população. “Hoje, tem mais de 30 mil pessoas na fila da oftalmologia do sistema de regulação da prefeitura. Fizemos várias reuniões para avançar nessa questão, para que o SUS possa arcar com os custos dos procedimentos, das cirurgias, e a população seja atendida”, salientou o gestor.

Para o reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca, a efetivação do convênio propiciará “o andamento do processo de pós-graduação do IBC, por meio do programa de residência médica em Oftalmologia, além de atender aos pacientes que aguardam por cirurgias oftalmológicas”, declarou. A opinião é compartilhada pela secretária da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Ivana Siqueira. “A parceria vai viabilizar que essa fila possa dar continuidade. Então é importantíssima essa ação da Ebserh, de reunir esforços em prol de uma solução”, afirmou.

Por não ser um hospital universitário federal, o IBC não poderia pleitear o reforço de pessoal por meio da Ebserh, sem o intermédio do Gaffrée. A partir dessa necessidade, foram realizadas as tratativas para a efetivação do acordo nas próximas semanas.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

14-12-2017 Negociação para acordo entre Ebserh e Instituto Benjamin Constant avança
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh