Notícias Notícias

Voltar

Crianças internadas no Hospital Júlio Müller recebem festa de Natal

Cuidado

Crianças internadas no Hospital Júlio Müller recebem festa de Natal

Comemoração teve direito a muitos palhaços, oficinas de rolimã, presentes e Papai Noel

Cuiabá (MT) – Palhaçadas, brincadeiras, brinquedos e, claro, a presença do Papai Noel. O natal especial para a criançada foi comemorado nesta terça-feira, 12, no Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso. A unidade faz parte da Rede Ebserh. Pela manhã, acadêmicos voluntários do Sebrae celebraram com adultos e crianças, pacientes e visitantes, na área externa do hospital com direito a muitos palhaços, oficinas de rolimã e presentes, que foram distribuídos para todas as crianças. No período da tarde, a comemoração foi na Clínica Pediátrica com a visita do Papai Noel.

“Eu amo este hospital. Até o diretor vem aqui e vira criança. Sou feliz sendo Papai Noel em Cuiabá”, diz José Milton, que tem 18 anos de experiência como o ‘bom velhinho’. Kátia Alves conta que, depois de ganhar o brinquedo que tanto queria, o filho Samuel estava satisfeito e cansado de tanto brincar. Ele está internado, mas pode sair da enfermaria para participar do evento organizado no pátio.

Wilma Lúcia de Oliveira ficou sabendo da programação de natal para as crianças quando trouxe o filho para uma consulta no ambulatório de Labiofissura. Com a fantasia de homem aranha, Maxwillian de Oliveira foi direto para o pula-pula.

Celebrando o Natal no HUJM

A programação de natal no HUJM segue até o dia 19 de dezembro com atividades direcionadas também para os colaboradores e os pacientes adultos. Dentre eles, o preparado pela equipe do Projeto de Extensão Recreação para pacientes adultos hospitalizados da Faculdade de Educação Física da UFMT. De 4 a 15 de dezembro, o grupo desenvolveu ações voltadas para a temática do natal: confecção de enfeite no leito; apresentações de poema e “música natalina”; bingo de natal; apresentação musical e entrega do Pinheiro.

“Nem sempre as pessoas lembram dos pacientes adultos. Eles precisam de atenção neste momento difícil”, frisa a professora Nilzalina Chaparro, ressaltando que o projeto é realizado o ano todo. Nesta terça-feira, Karolini Melo foi uma das beneficiadas. A jovem está internada no hospital porque perdeu o bebê que esperava na 19ª semana de gestação. “Já estava sonhando passar o natal com ele. Com tudo isso que aconteceu, eles vêm aqui e ajudam. Alegram nossa tarde”.

A coordenadora do Comitê de Humanização do Hospital, Zenaide Dantas, pontua que as atividades presentes na programação de natal foram desenvolvidas por parceiros, voluntários, equipes dos Serviços e o próprio Comitê. “Todos foram e são importantes para este momento de união e confraternização”. Além das programações diárias, o Comitê de Humanização montou dois presépios para visitação dos usuários e colaboradores do hospital. Um deles foi preparado no prédio da internação e o outro na recepção principal.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUJM-UFMT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HUJM-UFMT