Notícias Notícias

Voltar

Realizada a prova prática de residência médica para o Hospital Getúlio Vargas

Prova prática

Realizada a prova prática de residência médica para o Hospital Getúlio Vargas

Processo fez parte da seleção de candidatos para 134 vagas em dez instituições no estado do AM

Manaus (AM) – A Comissão de Residência Médica do Estado do Amazonas (Cermam) realizou, no último fim de semana, a prova prática para 134 vagas em mais de 35 programas de Residência Médica em dez instituições no estado. O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Rede Ebserh, é responsável pelo maior número de programas no estado, com 25 programas de residência.

Pela manhã, foram realizadas as provas das especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Patologia e Pediatria. Dos 140 candidatos inscritos, apenas 12 faltaram. À tarde, foram submetidos à avaliação prática os candidatos das especialidades de Dermatologia, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Dos 136 candidatos a estas especialidades, somente 13 não compareceram ao certame, o que representa pouco mais de 9% de ausentes dos 276 candidatos esperados.

Durante processo seletivo, atuaram como avaliadores 56 médicos especialistas. Colaboraram ainda 43 atores, alunos do segundo ao sétimo período do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Eles colocaram em prática técnicas aprendidas na disciplina “Interpretação”, atuando como pacientes a serem diagnosticados pelos candidatos.

O médico Antônio Chagas, 37 anos, participou da avaliação como candidato a uma das vagas de Neurologia. Na opinião dele, a prova contempla a realidade dos recém-formados em Medicina, apresentando os casos mais comuns da prática médica. Segundo ele, o processo seletivo é enriquecido com a realização da fase prática aliada à fase teórica. “Esse tipo de prova prática leva o candidato a se deparar com a realidade médica”, afirmou.

Segundo o coordenador da prova, o membro da Cermam e gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Juscimar Nunes, a prova de residência médica do estado do Amazonas é uma das três realizadas no Brasil que inclui a modalidade prática para seleção dos residentes.  Na opinião de Carneiro, “a prova tem dupla função. “Melhorar a qualidade do ingressante nos programas de residência médica e induzir uma melhor formação de nossos médicos durante o ensino de graduação”, declarou.

A professora associada de Clínica Geral da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretária geral da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM-MEC), Maria do Patrocínio Nunes, acompanhou o processo seletivo. Para ela, a prova prática é essencial. “As diretrizes curriculares nacionais estabelecem muito bem o que se espera de um médico, mas é preciso que a avaliação cobre exatamente o que essas diretrizes determinam. Portanto, não basta só saber, é preciso demonstrar”, destacou.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGB-Ufam faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGV-Ufam