Notícias Notícias

Voltar

Exames clínicos para identificação de bactérias são automatizados no HU-Univasf

Tecnologia

Exames clínicos para identificação de bactérias são automatizados no HU-Univasf

Procedimento contribuirá para a agilidade nos diagnósticos microbiológicos dos pacientes

Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) começou a utilizar, neste mês, um equipamento que realiza a identificação automatizada de bactérias isoladas em exames de pacientes. Utilizado pela Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU, o novo aparelho – único na região – também emite o perfil de sensibilidade e resistência dos micro-organismos em um prazo de 48 horas.

A utilização da nova tecnologia visa uma maior precisão no acompanhamento dos estados de saúde dos pacientes e a diminuição no tempo de internamento, pois um dos principais benefícios é a agilidade na entrega de exames. De acordo com Carine Naue, bióloga e impulsionadora da implantação da tecnologia no HU, uma análise bioquímica manual durava entre 5 a 10 dias para ser concluída. Já com o processo automatizado, o tempo de resultado é consideravelmente menor, permitindo que a equipe clínica saiba com mais rapidez os níveis de resistência das bactérias e prossiga com o tratamento adequado para cada patologia.

Para a chefe da Unidade de Laboratório, Cristina Fukagawa, o novo processo irá gerar economia e potencializar a segurança do paciente. “Toda a atenção à saúde do HU é beneficiada com esta aquisição, pois a tomada de decisões clínicas se torna mais assertiva e a rotatividade dos leitos é facilitada”.

A viabilidade da automatização é resultado de um estudo conjunto entre a unidade responsável, a Gerência Administrativa e os demais setores envolvidos nos processos de análises clínicas. O procedimento está alinhado diretamente com o planejamento hospitalar e amplia, ainda, as possibilidades de pesquisa para a comunidade acadêmica vinculada ao hospital, a partir dos dados resultantes do sistema do equipamento.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf