Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná recebe certificado internacional de qualidade

Alergia pediátrica

Complexo Hospital de Clínicas do Paraná recebe certificado internacional de qualidade

Título partiu da Organização Mundial de Alergia e é válido no período de 2017 a 2020

Curitiba (PR) – O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Rede Ebserh, foi mais uma vez reconhecido pelo trabalho desenvolvido. Desta vez, a conquista foi do Serviço de Alergia, Imunologia e Pneumologia, que recebeu o título de Centro de Excelência, conferido pela Organização Mundial de Alergia (WAO, sigla em inglês).

Ser um Centro de Excelência do WAO determina que o serviço atende às expectativas de educação científica e clínica multidisciplinar, com foco em pesquisa e treinamento sobre alergia, asma e imunologia. Alguns dos critérios analisados são a qualidade e quantidade de pacientes atendidos, e a capacidade de investigação e diagnóstico.

Segundo levantamento atualizado em setembro de 2016, na América do Sul há apenas mais dois hospitais com a categoria. “Lutamos por tantos anos, e, de repente, vimos o reconhecimento lá fora. É um motivo de satisfação ser o primeiro serviço brasileiro a receber o título e levar o nome do HC e da UFPR para o mundo”, afirmou o médico Nelson Rosário Filho, chefe do Serviço de Alergia do CHC e professor da UFPR.

Representação

Integrantes do Serviço também estiveram no XLIV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que aconteceu entre 21 e 24 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram 1700 participantes; inclusive, de outros países, como Estados Unidos, Portugal e Venezuela. Nelson Rosário ministrou as palestras “Diagnóstico da Asma”, “Testes de Função Pulmonar”, “Hot Topics em Aeroalérgenos” e “Dermatite de Contato”.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva, o prestígio alcançado em âmbito internacional comprova o trabalho da equipe da UFPR. “É motivo de orgulho para os membros do Serviço, aos que lá se formaram e, também, para toda a Sociedade Brasileira de Pediatria”, disse.

O reconhecimento é válido no período de 2017 a 2020. Confira os anais do evento.

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA) compõem o Complexo HC da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). Tanto HC quanto MVFA são os hospitais universitários federais (HUF) filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no estado. O órgão é vinculado ao Ministério da Educação e, atualmente, administra 39 HUFs pelo Brasil. 

Em parceria com as universidades federais, o objetivo é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criada em dezembro de 2011, a estatal também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o qual contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR