Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário inicia atendimento pioneiro no MA em cirurgia de traqueia

Avanço

Hospital Universitário inicia atendimento pioneiro no MA em cirurgia de traqueia

Ambulatório passou por modernização para atender demanda reprimida no estado

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, deu início aos procedimentos no novo ambulatório de cirurgia de traqueia, visando atender uma lacuna da saúde no estado do Maranhão. A iniciativa é inédita tanto na rede pública como na rede privada do estado e é mais um passo importante para a melhoria da assistência à população. O ambulatório também proporcionará melhores condições de aprendizado aos residentes, internos e alunos que utilizam as instalações do hospital como eixo fundamental de formação.

O espaço conta com equipamentos de primeira linha para a realização de procedimentos pré-operatórios e todo o material necessário para um atendimento de ponta. Com esse novo serviço, o HU-UFMA poderá realizar cirurgias de traqueia simples e complexas, estenoses de traqueia (obstrução da região interna do órgão, que dificulta a passagem de ar aos pulmões), estenose de traqueia congênita (crianças que já nascem com a obstrução) e fístula traqueoesofágica (comunicação anormal entre a traqueia e o esôfago que provoca a entrada de alimentos, podendo causar afogamentos).

Com equipe multiprofissional formada por quatro cirurgiões torácicos, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos de enfermagem, e Centro Cirúrgico e enfermaria com leitos próprios para a especialidade, o novo ambulatório já tem programado três casos de estenoses complexas, dois de estenoses simples e quatro pacientes em pré-operatório para cirurgia de estenose complexa.

O chefe do Serviço de Cirurgia Torácica, Elias Amorim, ressaltou a importância deste atendimento. “É uma obra de grande alcance social que beneficiará todo o estado, pois vamos receber pacientes de todo o Maranhão. Teremos um serviço de referência pioneiro em nosso estado e dois polos na região Norte/Nordeste, um em Belém e outro em São Luís”, afirmou.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, implementações como essa reafirmam o compromisso do hospital com a saúde da população. “Esse novo serviço mostra o esforço da equipe e da gestão na busca de um atendimento cada vez mais qualificado para a sociedade, que merece encontrar no SUS equipamentos de ponta, exames cada vez mais precisos, e um atendimento humanizado”.

Sobre a Rede Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA