Notícias Notícias

Voltar

Humap realiza 1ª cirurgia bariátrica após 2 anos de interrupção na rede pública

Retomada

Humap realiza 1ª cirurgia bariátrica após 2 anos de interrupção na rede pública

Procedimento realizado no Humap-UFMS levou 40 minutos e paciente de 142kg se recupera bem

Campo Grande (MS) – O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, realizou na manhã desta terça-feira, 19, a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após o procedimento ficar suspenso no estado nos últimos dois anos.

A paciente de 49 anos, diabética, hipertensa e que estava com 142kg se recupera bem após o procedimento, que levou aproximadamente 40 minutos. Ela ficou três anos aguardando a cirurgia bariátrica pelo SUS no estado de São Paulo e mais três anos esperando na fila em Mato Grosso do Sul.

“Eu tenho dois netinhos pequenos, de 3 e 4 anos, e eles querem brincar, correr, e eu não consigo. Depois da cirurgia minha qualidade de vida vai melhorar muito. Estou realizando um sonho e agradeço muito toda a atenção que recebi da equipe do Hospital Universitário”, afirmou.

O procedimento foi realizado pela equipe do cirurgião e presidente da regional de Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Wilson Cantero, pela chefe do Setor de Enfermagem do Humap, Anna Charbel, e equipe composta por auxiliar de cirurgia, anestesista, endocrinologista, enfermeiros e auxiliares. “A cirurgia transcorreu com muita tranquilidade e estamos muito felizes de poder proporcionar este serviço à população que necessita do SUS e que pode ganhar muita qualidade de vida”, salienta Cantero.

Em Campo Grande, são realizadas, em média, 60 cirurgias bariátricas por mês em clínicas particulares, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Segundo a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, 90 pessoas já estão na fila aguardando pela realização da cirurgia bariátrica e outras 390 pessoas aguardam consulta pelo SUS para avaliar a necessidade da cirurgia.​

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS