Notícias Notícias

Voltar

Gestores do Hospital das Clínicas de Pernambuco fazem balanço de 2017

Atividades

Gestores do Hospital das Clínicas de Pernambuco fazem balanço de 2017

Objetivo foi disseminar as informações e esclarecer dúvidas sobre a atuação da unidade

Recife (PE) – As ações desenvolvidas ao longo de 2017 e seus resultados foram apresentados, na última terça-feira, 19, em reunião promovida pela Superintendência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), vinculado à Rede Ebserh. O objetivo principal do encontro foi disseminar as informações e esclarecer dúvidas sobre a atuação da unidade. 

O superintendente do HC-UFPE, Frederico Jorge Ribeiro, avaliou de forma positiva os resultados alcançados pela instituição neste ano. “Apesar dos percalços, o Hospital das Clínicas conseguiu resultados muito positivos atingindo as metas estabelecidas e até mesmo indo além dos índices pactuados”, salientou.

Na ocasião, cada gerência apresentou de forma breve as atividades de sua área neste ano.  A Gerência de Ensino e Pesquisa apresentou um breve resumo das ações desenvolvidas em sua área, pontuando a importância das Reuniões Científicas das Residências em Saúde, a capacitação dos preceptores, a produção científica, entre outras atividades promovidas e realizadas nas áreas de graduação, pós, extensão e e-saúde.

A Gerência Administrativa Financeira destacou os investimentos em equipamentos, aquisição de instrumental para várias especialidades e a proposta de ampliação do HC, entre outras realizações.

A Gerência de Atenção à Saúde ressaltou os avanços em procedimentos de alta complexidade e o aumento do número de cirurgias realizadas bem como o cumprimento das metas perante o Sistema Único de Saúde. No tocante aos dados provenientes do Setor de Regulação, avaliou-se positivamente a diminuição do tempo médio de permanência na internação. Também foram apresentados os indicadores relacionados ao controle de infecção e à segurança do paciente. 

No próximo ano, o HC continuará com processos transparentes. “Devemos instituir, em 2018, um fórum de discussão entre gestores para a prestação de contas à comunidade hospitalar”, ressaltou o superintendente.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh