Notícias Notícias

Voltar

Evento sobre qualidade hospitalar mobiliza Hospital Escola de Pelotas

Palestra

Evento sobre qualidade hospitalar mobiliza Hospital Escola de Pelotas

Palestrante foi a coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA

Pelotas (RS) – O auditório do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), na manhã do dia 15, recebeu a médica epidemiologista Helena Santos, assessora de Planejamento e Avaliação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e também coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA.

A médica conduziu uma palestra como parte do 1º Encontro de Gestão da Qualidade Hospitalar do HE, que implantou há pouco mais de dois meses o Setor de Qualidade Hospitalar (SQH), pioneiro nos hospitais universitários federais ligados à Rede Ebserh.

O tema foi o Impacto do Plano de Qualidade e Segurança Assistenciais na Gestão Hospitalar, baseado na experiência da palestrante durante a implantação de um pano de melhoria da qualidade e da segurança assistenciais no HCPA. “A qualidade é um compromisso de todos e é indispensável que ela tenha indicadores para que possa ser mensurada”, destacou ela.

A chefe do SQN, Gisele Freitas, apresentou o setor e os colaboradores integrantes dos dois Núcleos que farão parte do programa de qualidade: o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e o Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) do HE. De acordo com ela, todos os profissionais que atuam na instituição são responsáveis e integrantes do sistema de qualidade. "Estes devem estar não somente informados das decisões de quem faz a gestão, mas cientes dos benefícios trazidos pela iniciativa da criação do Setor de Qualidade, assim como da responsabilidade de cada um nesse processo", acrescentou.

O Setor

O SQH tem o objetivo de ser um órgão de apoio e assessoria às áreas e setores quanto a diretrizes, conceitos e ferramentas da Qualidade, considerada como parte integrante de qualquer atividade, por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a manutenção de programas de educação e aperfeiçoamento dos colaboradores.

O SGQH tem prazo de implantação de 24 meses e tem como resultado esperado tornar o HE em um hospital público de referência e modelo de gestão participativa, com reconhecimento pela assistência humanizada e de excelência em saúde, associada ao ensino, pesquisa e extensão de qualidade, aplicando os princípios do SUS e da gestão pública.

O modelo de gestão estará baseado em cinco pilares: Gestão por Diagnóstico de Processos – Mapeamento de Processos; Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar e Núcleo de Gestão da Qualidade incluindo Comitês de Qualidade como Rede de Multiplicadores; Sistema Interno de Documentação; Sistema de Avaliação – Auditoria Interna; e Indicadores Hospitalares – Gestão à Vista.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HE-UFPel