Notícias Notícias

Voltar

Comitê de Ética em Pesquisa é criado no Hospital de Clínicas de Uberaba

Investigação Científica

Comitê de Ética em Pesquisa é criado no Hospital de Clínicas de Uberaba

Grupo vai deliberar sobre a autorização para estudos envolvendo humanos na unidade

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) deu início à implantação de seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), que vai atuar de maneira deliberativa, consultiva e educativa no que diz respeito à autorização de estudos envolvendo humanos na unidade hospitalar da Rede Ebserh. Anteriormente, todas as propostas eram avaliadas pelo Comitê de Ética da UFTM.

Após aprovação pelo Colegiado Executivo da instituição, foram escolhidos 23 membros, entre titulares e suplentes. Os participantes, em sua maioria, possuem titulação de doutor. Também há mestres e especialistas. São profissionais do HC, professores e técnico-administrativos da UFTM, além de um representante da comunidade. 

De acordo com o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HC, Gilberto Pereira, a criação se justifica devido ao grande aumento no número de projetos de investigação científica: de 54, em 2013, para 160, em 2017. “São dissertações de mestrado, teses de doutorado, pesquisas operacionais, iniciação científica e trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou especializações, em áreas diversas como biológicas, exatas e humanas, informou Pereira.

A primeira reunião aconteceu em 21 de dezembro. Já no dia seguinte, a carta de solicitação de registro e a documentação necessária foram encaminhadas à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde - órgão responsável por registrar os comitês de ética brasileiros.

“Temos a expectativa de que a efetivação aconteça ao longo do primeiro semestre de 2018. A partir de então, têm início as avaliações quanto ao aspecto ético dos projetos de investigação que se pretendam desenvolver no HC, conforme normativas nacionais e internacionais, focando a proteção dos participantes dos estudos, na sua individualidade ou coletividade, direta ou indiretamente”, adiantou Pereira, que atua também como coordenador do processo de formalização do CEP. 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM