Notícias Notícias

Voltar

Captação inédita de órgãos é realizada no Hospital Universitário de Campo Grande

Transplantes

Captação inédita de órgãos é realizada no Hospital Universitário de Campo Grande

Família de paciente que teve morte encefálica autorizou doações que vão beneficiar quatro pessoas

Campo Grande (MS) – Profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, realizaram na tarde desta segunda-feira, 25, o primeiro procedimento cirúrgico de captação de órgãos da história da instituição.

Foram captados dois rins e duas córneas. Os primeiros foram enviados para pacientes à espera de transplante nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul. Já as córneas ficarão armazenadas no banco de olhos da Santa Casa de Campo Grande para posteriores transplantes.

Todo o procedimento de captação dos órgãos ocorreu no Centro Cirúrgico do Humap-UFMS, durou três horas e envolveu nove profissionais. Os rins foram transportados por uma ambulância da Central Estadual de Transplantes até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, para serem levados para Pernambuco e Rio Grande do Sul em voos comerciais.

“Precisamos reforçar a atitude da família do doador neste gesto de humanidade e o empenho dos profissionais do hospital. Muitos deixaram suas famílias em casa ou vieram sem almoçar, para poder realizar esta captação inédita no Humap. É um momento de grande emoção”, afirma a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Angelita Druzian.

Paraticiparam do procedimento o cirurgião Waldemar Abe, o auxiliar cirúrgico William Reis, o anestesista Luis Felipe Nogueira, os enfermeiros Angelita Druzian, Rodrigo Gomes e Islaine Meimelly, e os técnicos de enfermagem Dienne Freitas (instrumentista), Elizeu Ferreira e Gianny Neves.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS