Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Oncologia do Hospital Onofre Lopes será ampliada

Tratamento do câncer

Unidade de Oncologia do Hospital Onofre Lopes será ampliada

Ministro da Saúde anunciou a inclusão do Huol no Plano de Expansão de Radioterapia

Natal (RN) – Como uma das ações de reforço ao tratamento para os pacientes com câncer, o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) receberá R$ 1,97 milhão para a aquisição de um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia. A unidade também receberá R$ 6 milhões para a construção de um bunker (espaço para receber o equipamento). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira, 27, em visita à unidade hospitalar da Rede Ebserh.

A aquisição será possível por meio da inclusão do Huol no Plano Nacional de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é o de reduzir a demanda reprimida de atendimento a portadores de câncer, qualificando o acesso da população aos procedimentos oncológicos no Sistema Único Saúde (SUS). “A expectativa é avançar na oferta de serviços próximos ao paciente, descentralizando os parques tecnológicos e evitando o deslocamento para tratamento de saúde. A prioridade é identificar unidades de referência nas várias regiões, qualificar a assistência e ampliar a capacidade de atendimento, chegando onde as pessoas precisam”, destacou o ministro.

Presente na visita do ministro ao Huol, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, afirmou que todos os esforços têm sido no sentido de qualificar e ampliar os serviços. “Temos buscado dar cada vez mais condições para que os hospitais da Rede Ebserh possam aperfeiçoar os atendimentos à população e melhorar o ensino e a pesquisa”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Rio Grande do Norte tem 5.590 novos casos de câncer por ano, sendo 1.640 novos casos apenas em Natal. Atualmente, a unidade de Oncologia do Huol realiza cerca de 10.500 consultas e 450 cirurgias e procedimentos em Oncologia por ano, além de ofertar tratamento quimioterápico para 200 pacientes por mês.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do Huol-UFRN e MS