Notícias Notícias

Voltar

Aspiradores móveis agilizam atendimento a pacientes do Hospital de Doenças Tropicais

Aquisição

Aspiradores móveis agilizam atendimento a pacientes do Hospital de Doenças Tropicais

Para o manuseio das máquinas, cerca de 50 profissionais da enfermagem receberam capacitação

Araguaína (TO) – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), unidade de saúde da Rede Ebserh, contará com seis novos aspiradores móveis - aparelho equipamento destinado a aspiração de líquidos e secreções dos pacientes. Os novos equipamentos proporcionarão mais agilidade e segurança no processo de assistência aos pacientes acamados que necessitam destes serviços.

Para o manuseio das máquinas, cerca de 50 profissionais da enfermagem receberam capacitação na última semana. “Os profissionais que estão recebendo as instruções ficam aptos a repassarem os conhecimentos ao restante das equipes”, explicou o chefe substituto da Divisão de Enfermagem, Jáder Silva.

O técnico em eletrotécnica Ézio Carvalho, responsável por instrumentalizar os profissionais sobre o manuseio dos aspiradores, explicou que os aparelhos são de última geração e possuem uma tecnologia silenciosa com um poder de sucção bem maior, o que garante qualidade nas drenagens dos pacientes, em um tempo menor.

Para a enfermeira Danúbia Fernandes, a utilização dos novos aspiradores será um grande avanço para o cuidado assistencial. “Na prática, vai facilitar bastante o nosso serviço, principalmente porque são ferramentas móveis, que permitirá mais comodidade aos nossos pacientes”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT