Notícias Notícias

Voltar

Aplicativo auxilia na prevenção e tratamento de infecções hospitalares

Tecnologia

Aplicativo auxilia na prevenção e tratamento de infecções hospitalares

APP foi desenvolvido no Hospital Antônio Pedro e traz recomendações para evitar contaminações

Niterói (RJ) – O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) desenvolveu um aplicativo (app) com o objetivo de facilitar o acesso às recomendações da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) da unidade vinculada à Rede Ebserh.

O app oferece acesso às rotinas de prevenção e tratamento de infecções, orientações para antibioticoprofilaxia cirúrgica, informações sobre diluições e doses de antimicrobianos

As recomendações foram baseadas no perfil microbiológico e epidemiológicos do Huap, otimizando a tomada de decisões à beira do leito. Desenvolvido pelas médicas infectologistas Maria Cristina Ferguson e Jaqueline Abel, o aplicativo está disponível no Sistema Android. Basta procurar na loja por CCHI-Huap. Para o IOS, siga o passo a passo.

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Huap atua com foco em aumentar os cuidados com a segurança do paciente, dos visitantes e dos profissionais de saúde, desenvolvendo um conjunto de ações, com a intenção de reduzir ao máximo possível a incidência e a gravidade das infecções hospitalares.

O serviço é responsável pela implantação de ações de biossegurança, adotando normas e procedimentos seguros para a saúde dos pacientes, dos acompanhantes, bem como dos profissionais. Uma das medidas de prevenção mais simples e importante é a correta higienização das mãos. Eficaz na prevenção de infecções é um princípio básico de higiene, o qual deve ser praticado por todos.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huap-UFF