Notícias Notícias

Voltar

HUB participa de projeto nacional em segurança do paciente

PARCERIA

HUB participa de projeto nacional em segurança do paciente

Iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde visa reduzir 50% de infecções em UTIs do SUS

Brasília (DF) - O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) está entre as 120 unidades hospitalares do país selecionadas para integrar o projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde. O objetivo é implantar melhores práticas para reduzir as anfecções relacionadas à assistência à aaúde em Unidades de Terapias Intensivas (UTI) dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta é aperfeiçoar o cuidado dos pacientes, reduzir os desperdícios e minimizar os custos hospitalares, por meio de três pacotes de intervenção: infecção da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e infecção do trato urinário (ITU). A meta é reduzir 50% desses três tipos de infecção nos próximos três anos.

A UTI Adulto do HUB conta com 19 leitos, sendo dez de atendimento geral e nove direcionados a doenças cardíacas. De acordo com o médico responsável pela unidade, Alexandre Souza Campos, o hospital universitário já adota práticas voltadas à segurança do paciente. “Agora, com o apoio de toda a equipe, vamos alinhar nossa conduta às orientações do projeto e reforçar ainda mais esses cuidados”, explica.

Na prática, significa intensificar ações simples, como verificar a elevação do travesseiro e a higienização bucal dos pacientes em ventilação mecânica, seguir com a educação continuada e aplicar novas medidas, a exemplo da realização de visitas multidisciplinares nos leitos e aumento da participação familiar nas decisões do tratamento e no cuidado ao paciente.

Para o futuro, a visão é mais ambiciosa. “Depois de atingir a redução de 50%, a meta será zerar essa taxa e consequentemente diminuir o índice de mortalidade, o tempo de internação e o custo geral do tratamento”, avalia Alexandre.

O projeto
A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com os seis Hospitais de Excelência do Brasil: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital Moinhos de Vento (RS), sendo este último o tutor do HUB no projeto.

A expectativa é evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs dos hospitais participantes. A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos. O investimento total do projeto será de R$ 17 milhões em isenção fiscal. O plano será construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com o Institute for Healthcare Improvement.

Sobre a Rede Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB