Notícias Notícias

Voltar

MEJC e HU-FURG recebem certificação de qualidade

Banco de Leite

MEJC e HU-FURG recebem certificação de qualidade

Unidades são referência na área em seus estados

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), desde 2013 submete seu trabalho à avaliação da Rede Global de Bancos de Leite Humano e vem sendo certificado pelo seu desempenho. A iniciativa é importante por demonstrar que os padrões e procedimentos estipulados pela Rede Global para o armazenamento e manipulação do leite materno são seguidos.

O Banco de Leite do HU-FURG é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, e foi implementado em 2007. É composto por uma equipe de profissionais especializados em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno.

A equipe faz a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano de acordo com demanda da UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Pediatria. Podem ser doadoras de leite as mulheres que tenham boa saúde, que estejam amamentando e que tenham a carteira de gestação atualizada.

Reconhecimento também em Natal (RN)

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), em funcionamento desde 1995, também recebeu certificado pela qualidade do seu banco de leite.

Responsável pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Estado, o BLH da MEJC de julho/2016 a julho de 2017, contou com 560 doadoras e distribuiu cerca de 1.753,0 litros de leite, atendendo uma média de 3.727 recém-nascidos.

De acordo com Ana Zélia, coordenadora do BLH da maternidade, são avaliados vários critérios para que o certificado seja concedido. “ Mais uma vez obtivemos o credenciamento, resultado do esforço e do trabalho de qualidade que desenvolvemos ao longo dos anos na maternidade e acima de tudo em prol do recém-nascido”, afirma.

Essa é a 6ª vez consecutiva que a MEJC recebe a categoria máxima de avaliação.

 

 

Com informações do HU-FURG e da MEJC