Notícias Notícias

Voltar

Ebserh publica Código de Ética e Conduta

Princípios

Ebserh publica Código de Ética e Conduta

Objetivo é assegurar atuação íntegra de todos os colaboradores da empresa

Brasília (DF) - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou nesta semana o seu Código de Ética e Conduta. Com linguagem simples e acessível, o documento busca estruturar princípios e valores que norteiam a conduta de todos os colaboradores da Rede Ebserh, sejam eles profissionais do quadro de empregados ou prestadores de serviço.

O novo documento impacta diretamente o relacionamento dos profissionais na assistência a pacientes e acompanhantes, no ensino e na pesquisa. “Em todas as atividades se deve ter como norte os princípios e valores expostos no Código de Ética. Na escolha da ação a ser realizada, não se pode afastar os princípios éticos que se baseia uma instituição”, ressalta o corregedor-geral e presidente da Comissão de Ética da Ebserh (CEE), Waldir Ferreira, que ainda completou: “O objetivo não é intimidar nenhum colaborador. A ideia é justamente a oposta: incentivar boas condutas e uma atuação cada vez melhor dentro da Rede”.

Esta é a primeira versão do documento.  Os valores e princípios que a empresa tem como premissas estarão sempre em construção, com base nas decisões discutidas na Comissão de Ética da Ebserh. As descrições da comissão serão publicizadas, sem expor os funcionários ou o hospital, para que os entendimentos criem linhas de condutas valorizadas pela rede.

“O empregado da Ebserh tem o estímulo em poder participar do processo, pois cada HU terá um representante para trabalhar, alinhado e sob orientação da CEE, das ações preventivas dentro do HU”, destacou o corregedor.

Confira o novo Código de Ética:

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.