Notícias Notícias

Voltar

Gêmeos nascem em anos diferentes no Hospital de Clínicas da UFPR

VIRADA DE ANO

Gêmeos nascem em anos diferentes no Hospital de Clínicas da UFPR

O pequeno Samuel nasceu em 2017 e sua irmã Sara veio somente em 2018

Curitiba (PR) - Os últimos minutos do ano são sempre cheios de expectativas e, na virada, vem as promessas de vida nova.  No entanto, para jovem casal Michele Ferreira Maciel e Tiago Acir Ribeiro da Silva as esperanças eram outras.

Michele, aos 28 anos, terminou o ano de 2017 dando à luz ao pequeno Samuel, mas, o que é mais inusitado é que, 22 minutos depois, veio a irmã gêmea, Sara, já nos primeiros minutos de 2018.

“O pessoal brincava que um iria nascer antes, dez para a meia-noite, e outro depois da meia-noite. Eles riam e eu falava que não, que não ia levar tanto tempo assim entre um e outro. E foi mesmo”, ressalta a mãe.

Apesar de ser uma gravidez de gêmeos, os irmãozinhos nasceram com muita saúde na maternidade do Complexo Hospital de Clínicas (CHC)*  da UFPR.

“38 semanas para uma gestação gemelar é até muito bom. Geralmente, se são gêmeos, eles nascem um pouquinho prematuros por causa da hiperditensão da barriga. Mas eles não. Nasceram chorando, respirando bem, não precisaram ir para a UTI”, explicou Lara Nahar Barbosa, médica-chefe do plantão de obstetrícia do CHC.

 Michele, que já é mãe de Davi, de 4 anos, afirma que serão três comemorações seguidas nas próximas viradas de ano. “Agora, lá em casa, vai ser sempre noite para comemorar três vezes: o aniversário do Samuel, o ano-novo e o aniversário da Sara”. 

Devido as boas condições da gravidez, a cesárea só seria realizada como última opção “Não foi fácil mesmo, fiquei com medo. Mas passou e está tudo bem”, afirma a mãe. A família foi para casa comemorando a saúde dos recém-nascidos na quarta-feira, 03 de janeiro.

Ficha

 Nome:  Samuel
 Horário do nascimento: 23h44
 Dia: 31 de dezembro de 2017
 Peso: 2,9kg
 Altura: 48cm.

 Nome:  Sara
 Horário do nascimento: 00h06
 Dia: 1º de janeiro de 2018
 Peso: 2,7kg
 Altura: 47cm.

 

 Ebserh

O Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral são os hospitais universitários federais da UFPR que formam o Complexo HC, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no Paraná. A Empresa estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra, atualmente, 39 HUFs. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HC-UFPR