Notícias Notícias

Voltar

Curso de preceptoria será ofertado para a rede Ebserh

Capacitação

Curso de preceptoria será ofertado para a rede Ebserh

Expectativa é formar oito mil profissionais

Salvador (BA) - Nesta segunda-feira, 8 de janeiro, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia (UFBA) formou a segunda turma do Curso de Capacitação para Preceptoria em Saúde. O curso é uma iniciativa da própria Maternidade e de outras duas unidades filiadas à Ebserh: o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Goiás (HC-UFG) e o Hospital Universitário de Juiz de Fora (HU-UFJF). Concluíram o curso 26 profissionais da instituição com o auxílio de 16 tutores.

Presente no encontro de encerramento, Caroline Brero Valero, Coordenadora de Formação Profissional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), afirmou que o modelo de curso será replicado nos outros hospitais universitários da rede com a expectativa de formar oito mil profissionais em preceptoria. “Parabenizamos aos hospitais e profissionais que planejaram, participaram e disponibilizaram o formato do curso para a nossa rede. O princípio dos hospitais universitários é o ensino e os preceptores são fundamentais nesse processo. É preciso que estejam qualificados e que entendam o seu papel”, declarou Caroline.

O curso de preceptoria tem o objetivo de capacitar os profissionais da instituição para a prática do ensino e aprendizagem em serviço, criando uma identidade tutorial e de grupo. De acordo com James Cadidé, gerente de Ensino e Pesquisa da MCO, o programa é promissor pois torna os profissionais multiplicadores do conhecimento. “O nosso objetivo é transformar pessoas e torná-las aptas para transformar outras pessoas. O curso forma multiplicadores e ver esse programa ser ampliado para a formação em rede mostra que estamos cumprindo nosso papel, tornando o ensino cada vez mais profissional”, afirmou.

Dividido em quatro módulos, o programa tem duração de 18 semanas e conta com fóruns em plataforma digital e encontros presenciais. Ao final do curso, cada participante, de diversas áreas de atuação em nível superior, elabora um projeto de conclusão que será avaliado pela Gestão para possível implementação no serviço. A próxima turma será iniciada após alguns alinhamentos com a sede.

“Identificamos a necessidade de aperfeiçoar esta parte de preceptoria, de transmitir o conhecimento, em todos os hospitais da Rede por meio de um grupo de trabalho criado no ano passado. O curso busca justamente dar maior qualidade para o exercício dessa função”, destacou o gerente de ensino e pesquisa do HC-UFG, José Miguel de Deus.

Visita ao Hupes

Ainda durante sua visita à Bahia, a Coordenadora de Formação Profissional, Caroline Valero, esteve no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), que também é uma filial da Ebserh. A coordenadora se reuniu com os gestores locais e conheceu as ações do hospital na área de ensino e pesquisa.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh com informações da MCO