Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM atinge a marca de 210 transplantes de rim

Uberaba (MG)

HC-UFTM atinge a marca de 210 transplantes de rim

Objetivo é conscientizar cada vez mais população em busca de mais doações

Uberaba (MG) - No dia 10 de janeiro, aconteceu o primeiro transplante renal de 2018 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um procedimento intervivos: a doadora, Maria Zélia Ramiro, tem 59 anos de idade e o receptor, José Ramiro, 64. Ambos são irmãos e vivem em Uberaba. 

Com a cirurgia, a instituição chega ao número de 210 transplantes renais, desde 1981. Somente no ano passado foram 14, sendo quatro com doadores vivos. Maria Zélia e José Ramiro passam bem. O transplantado deve receber alta dentro de sete dias.

“Decidi doar o rim para possibilitar a melhoria de vida do meu irmão, após ver o desgaste pelo qual ele passava durante o período de um ano e quatro meses em que fez hemodiálise. Mais do que um órgão, é uma doação de amor e de vida. Precisamos nos sensibilizar diante da necessidade e sofrimento do outro, e fazer a nossa parte”, relata Maria Zélia, emocionada.

Conscientização

De acordo com o nefrologista Vilmar de Paiva Marques, chefe da Unidade de Cirurgia Geral, Captação e Transplante do HC, ao superar a média de um transplante renal por mês, o Hospital atinge uma produtividade expressiva e satisfatória, para uma cidade de médio porte.  

“É necessário conscientizar a população sobre a importância de se autorizar as doações de rins a partir de recém-falecidos, a fim de estimularmos o aumento nesse número. Os procedimentos intervivos, por sua vez, são permitidos na legislação brasileira entre parentes consanguíneos até o quarto grau ou cônjuge, servindo de alternativa para reduzir o tempo de espera por um órgão de doador falecido”, observa Marques.

Quando previamente saudáveis, os doadores têm expectativa de vida normal após a cirurgia, complementa o médico. Já os transplantados seguem em acompanhamento ambulatorial contínuo, já que passam a utilizar imunossupressores para evitar a rejeição do órgão.

Além de Uberaba, o HC-UFTM realiza, atualmente, transplantes renais em pacientes de outras cidades mineiras como Araxá, Frutal e Patos de Minas.

Com informações do HC-UFTM