Notícias Notícias

Voltar

Ebserh adere à sistema que desburocratiza procedimentos

Simplifique!

Ebserh adere à sistema que desburocratiza procedimentos

Iniciativa permite que população solicite simplificação de diversos serviços

Brasília (DF) - Desde esta segunda-feira, 15, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passou a receber sugestões para desburocratização de serviços e simplificação de procedimentos por meio do “Simplifique”.

A ferramenta consiste em um formulário online que possibilita a qualquer usuário de serviços públicos solicitar a simplificação dos serviços do órgão e denunciar o descumprimento das normas de simplificação já existentes e em vigor. Além de reclamações, será possível solicitar também mudanças que ampliem a qualidade e facilitem o acesso e a execução do serviço público por meio do canal.

Atuação na Ebserh

Coordenado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o novo canal de comunicação será gerido, na Ebserh, pela Ouvidoria-Geral e pelas Ouvidorias dos hospitais filiados à estatal. Ficará a cargo desses setores registrar eletronicamente a demanda por simplificação recebida fisicamente e assegurar que todo cidadão terá a sua resposta atendida no prazo estabelecido (30 dias, prorrogável por igual período uma única vez).

Para o Ouvidor-Geral da Ebserh, Rodrigo da Silva Albuquerque, a implementação do Simplifique! por toda a rede de Ouvidorias da estatal significa um avanço cultural na prestação do serviço público. “A ferramenta impede que questões meramente formais impeçam a continuidade do serviço público de saúde tão bem prestado pelos hospitais universitários federais”, pontuou.

A iniciativa cumpre as exigências previstas no Decreto nº 9.094/2017, que criou o Simplifique! e o tornou obrigatório a todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Entenda como funciona o Simplifique:

 

Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 48 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh