Notícias Notícias

Voltar

Brinquedoteca contribui para recuperação de crianças internadas no Hospital Júlio Bandeira

Recreação

Brinquedoteca contribui para recuperação de crianças internadas no Hospital Júlio Bandeira

Espaço foi reformado no ano passado e vai receber R$ 30 mil para aquisição de novos brinquedos

Cajazeiras (PB) – Os cinco dias de internamento da pequena Emanuelle Gonçalves, de três anos, no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) têm sido amenizados graças a um elemento que, muitas vezes, passa despercebido: a casinha da brinquedoteca. “Meu pai disse que ela é minha”, assegura a criança. A mãe Luciene Gonçalves, aos risos, comemora os momentos de lazer da filha dentro do hospital, que, para ela, ajudam na recuperação da pequena.

A brinquedoteca do HUJB, hospital vinculado à Rede Ebserh, está sendo estruturada para oferecer uma melhor assistência às crianças que passam dias internadas na unidade hospitalar. O espaço lúdico, montado em uma área aberta do hospital, chama a atenção desses pequeninos pacientes. “Por ela, passava o dia inteiro aqui”, revela a mãe.

Um plano de ação para normatizar o serviço está sendo montado pela Comissão de Humanização. O documento deve ser concluído até março deste ano para que a brinquedoteca do HUJB seja inserida no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e, assim, sejam otimizados processos de melhorias no ambiente. Em 2017, foram realizadas reformas no teto da brinquedoteca, a fim de reduzir o calor e tornar a temperatura do espaço mais agradável.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Hérika Nunes, já estão assegurados recursos de R$ 30 mil para compra de novos brinquedos, já no primeiro semestre deste ano. “Todos os hospitais universitários vão receber uma verba do Ministério da Saúde direcionada para material de consumo com o objetivo de equipar esses espaços. Esse montante será repassado à Ebserh que destinará para as filiais”, afirmou.

O principal objetivo desse instrumento é proporcionar um local para brincadeiras e interação com os outros pacientes. São muitos os benefícios à saúde, principalmente emocionais, que a brinquedoteca hospitalar traz para as crianças, entre eles manter a autoconfiança, ajudar a superar a adversidade pela qual estão passando, promover o encontro com outras crianças que estão na mesma situação, prepará-las para enfrentar situações novas, e estimular o seu desenvolvimento.

Espaços lúdicos, como a brinquedoteca hospitalar, proporcionam condições para que a família e as pessoas que vão visitar a criança estejam com ela em um ambiente favorável e que não aumente sua condição de vítima. Também há a possibilidade para que as crianças que não podem sair do leito possam ter acesso a brinquedos e livros infantis.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB integra a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG