Notícias Notícias

Voltar

HU realiza primeira cirurgia de ressincronização cardíaca pelo SUS no Piauí

Procedimento inédito

HU realiza primeira cirurgia de ressincronização cardíaca pelo SUS no Piauí

A técnica é aplicada em pacientes com insuficiência cardíaca avançada

Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Rede Ebserh, realizou o primeiro implante de ressincronizador cardíaco pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Piauí. O paciente apresentou ótima evolução pós-operatória e já recebeu alta hospitalar.

A Terapia de Ressincronização Cardíaca é aplicada em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) avançada, promovendo melhora clínico-funcional e redução significativa de mortalidade. “A síndrome da IC é um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo, decorrente de sua alta prevalência e das limitações clínico-funcionais que impõe”, explica o cardiologista Carlos Eduardo Lima, cirurgião que realizou o procedimento.

“O Serviço de Arritmias Cardíacas no hospital tem crescido bastante e, aos poucos, a cardiologia clínica e a cirurgia cardíaca do HU-UFPI vêm oferecendo tratamentos antes só realizados no setor privado ou por tratamento fora do domicílio, que permite procedimentos de alta complexidade em outros estados”, conta Lima, que também é professor do Departamento de Clínica Geral da UFPI.

A equipe do HU-UFPI que realizou a cirurgia teve a participação de dois cardiologistas, um anestesista, uma enfermeira e dois técnicos em Enfermagem. “Antes da ressincronização cardíaca, a única alternativa era o transplante cardíaco. O primeiro caso de estimulação biventricular ocorreu na França, em 1994. Em 2001, nos EUA, a terapia foi aprovada para uso clínico”, esclarece Lima.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFPI