Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM é credenciado para radioterapia e hematologia no tratamento de câncer

Habilitação

HC-UFTM é credenciado para radioterapia e hematologia no tratamento de câncer

Com o novo cenário, o aporte anual previsto é de R$ 2,3 milhões para a unidade hospitalar

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Ebserh, foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), incluindo serviços de radioterapia e hematologia. 

Com o credenciamento, a unidade hospitalar passa a receber, a partir de 1º de fevereiro, pelos procedimentos de alta e média complexidade em radioterapia e onco-hematologia, bem como pela irradiação de plaquetas e hemácias. O aporte anual previsto é de R$ 2,3 milhões.

De acordo com o superintendente do HC, Luiz Antônio Pertili, a mudança é um marco para a instituição e vai trazer benefícios em longo prazo para a saúde no Triângulo Mineiro. “O pagamento pelos serviços permitirá a expansão na produtividade, adequação da área física e contratação de pessoal, com destaque para a especialidade de câncer pediátrico. Esses avanços vão impulsionar o reconhecimento como Cacon, que passa a ser meta muito importante”, afirmou o superintendente.

Para a reitora da UFTM, Ana Lúcia Simões, o credenciamento significa preparar a instituição para a demanda crescente na área do tratamento oncológico. “O investimento na atenção em hematologia e radioterapia indica um cuidado especial para com os pacientes”, avaliou.

Habilitado como Unacon desde setembro de 2007, o Hospital de Clínicas ainda não era remunerado pelos serviços de radioterapia e onco-hematologia. A mudança abre caminho para a futura formalização do HC-UFTM como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), momento em que poderá ser considerado centro de referência no tratamento de câncer para Uberaba e região.

O volume de atendimentos na área, entre janeiro e novembro de 2017, foi de 207 pacientes em tratamento de radioterapia, irradiação de 1.547 bolsas de hemocomponentes, 1.613 quimioterapias hematológicas em adultos e 467 em crianças.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criada em dezembro de 2011, a estatal também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM