Notícias Notícias

Voltar

Cresce o número de participações em atividades de telessaúde realizadas na Mejc

Tecnologia

Cresce o número de participações em atividades de telessaúde realizadas na Mejc

Só no último ano, foram registrados 4.742 participantes em ações da maternidade

Natal (RN) – Na Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), unidade filiada à Rede Ebserh, os últimos anos foram marcados pela expansão da telessaúde na instituição, contribuindo ainda mais para a realidade brasileira.

Em 2013, com o objetivo de fornecer serviços e desenvolver pesquisas no campo de atuação, foi criada a Unidade e-Saúde, que é vinculada a Gerência de Ensino e Pesquisa da maternidade. A e-Saúde (tradução do inglês, e-Health ou eletronic Health) é uma área do conhecimento que une os conhecimentos gerados pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o benefício das ciências da saúde.

A unidade, conta com a contribuição de profissionais de saúde, informática e gestores em saúde, é responsável pela realização de atividades de ensino e assistência voltadas para as equipes de saúde, em especial, no âmbito hospitalar. Atividades que crescem cada vez mais na adesão e participação de profissionais da área, alunos e professores, saltando de 90 participações registradas no ano de 2015 para 4.742 em 2017.

Dentre as atividades realizadas, estão a oferta de tele-educação por meio de videoconferências; o trabalho integrado com a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), fomentando participações e colaboração entre acadêmicos e profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), onde são realizados debates, discussões de caso, aulas e diagnósticos a distância; e a produção de cursos na modalidade de ensino a distância.

Segundo Diego Carvalho, chefe da Unidade de e-Saúde da maternidade, o expressivo aumento na participação de pessoas nas atividades, se deu não só pela sensibilização e divulgação dos serviços, mas também pelo planejamento e reformulação dos processos e das atividades. “No início, tínhamos como principal atividade a realização dos SIGs. Depois, esse processo foi totalmente modificado e inserimos outras ações, possibilitando uma maior abertura de atuação”, afirma.

Diego lembra que uma ação de repercussão nacional foi a premiação dos SIGs, que teve como objetivo reconhecer as pessoas que mais se empenharam em atividades da telessaúde na instituição. “A premiação está em sua segunda edição e foi considerada pela Rute um exemplo de boas práticas a ser seguido, e será utilizada como modelo para uma premiação nacional que será promovido pela própria Rede este ano”, comenta.

Para Thiago Pessoa, chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, a telessaúde contribui para o aumento da eficiência dos processos de gestão, troca de experiências, apoio à pesquisa e a formação de redes de conhecimento. “Temos a possibilidade de estar participando de uma rede com vários hospitais trocando conhecimento, essa troca possibilita a transformação e a reprodução de padrões e práticas de melhorias dentro dos hospitais”, diz.

Pessoa também está produzindo um curso sobre Medicação Segura que será disponibilizado na plataforma de Ensino à Distância (EaD). “Estamos trabalhando no módulo de Segurança do Paciente o objetivo desse módulo é capacitar os profissionais em alguns processos, escolhemos como tema inicial o Medicamento Seguro tendo em vista que é uma das metas propostas no terceiro desafio Global da OMS”, explica.

Perspectivas da e-Saúde para 2018

Dentre os avanços e projetos a serem realizado para a e-Saúde da Mejc, está a inauguração da sala de videoconferência. Também houve a implantação do Tele Pré-natal de Alto Risco (TelePNAR) em parceria com a Telessaúde RN/PB da UFRN, em que um sistema, fruto de uma tese de doutorado realizada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), será responsável por fazer os encaminhamentos das gestantes de alto risco da atenção primária para a maternidade. E ainda, a criação de um site em parceria com o Lais, que servirá como repositório de conteúdo acadêmico, disponibilizados em vários formatos digitais, quer sejam desenvolvidos pela maternidade ou por outras instituições.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN