Notícias Notícias

Voltar

HUB oferece atendimento odontológico a crianças indígenas

Inclusão

HUB oferece atendimento odontológico a crianças indígenas

Ação é um desdobramento do mutirão realizado em 2017 no Santuário dos Pajés

Brasília (DF) – Foi realizado, nesta quinta, 25, e sexta-feira, 26, um mutirão para oferecer tratamento completo em saúde bucal a 25 crianças indígenas que moram no Santuário dos Pajés, em Brasília. A ação do Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, foi um desdobramento da ação Ebserh Solidária, realizada nessa comunidade em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que gerou, em novembro do ano passado, 470 atendimentos em odontologia, pediatria, clínica geral e vacinação.

Elivânia Guajajara levou a filha Yara, de dois anos, para tratar uma cárie. “Estou muito satisfeita e aliviada em saber que o problema dela foi resolvido e que ela não vai sofrer com dor de dente. Um adulto já sofre, imagina uma criança”, afirmou Elivânia. Darciane Guajajara, de 14 anos, acompanhou a irmã Sayde, de seis anos, com uma cárie profunda. Ela aprendeu a importância de cuidar da saúde bucal. “Agora vou cuidar mais e escovar os dentes todos os dias para não ter cárie”, prometeu ela. 

“A iniciativa demonstra o comprometimento do HUB com essa comunidade e com a continuidade do cuidado, porque todo mutirão precisa ter resultado”, afirmou a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HUB, Micheline Meiners. As 25 crianças selecionadas fazem parte do grupo de 38, atendidas em 2017 no estande da saúde bucal, que apresentaram problemas mais sérios, como cáries, dentes abertos e relatos de dor. Elas foram atendidas com os serviços de restauração, extração, limpeza, canal, exames de imagem, entre outros procedimentos. 

A atividade foi realizada por quatro dentistas e toda a equipe técnica da Unidade de Saúde Bucal. Para facilitar o atendimento, o HUB contou com a ajuda de um intérprete, já que alguns indígenas não falavam português. O hospital também foi responsável pelo transporte para os pacientes. Esse foi o primeiro ciclo do mutirão em odontologia. O segundo, previsto para ocorrer em fevereiro, será direcionado a 37 indígenas adolescentes e adultos que passaram pela triagem no ano passado e também precisam de tratamento especializado.

Saúde indígena no HUB

Além da odontologia, o mutirão realizado em 2017 ajudou a identificar outras necessidades de saúde da população do Santuário dos Pajés, que tem aproximadamente 300 indígenas de quatro etnias. Algumas foram encaminhadas a um dos Centros de Saúde da SES-DF e, aquelas com maior complexidade, são direcionadas ao HUB. Entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano, foram agendados 57 atendimentos, entre realização de exames laboratoriais e de imagem e consultas em várias especialidades. 

A atividade foi coordenada pelo Ambulatório de Saúde Indígena do hospital, que existe desde 2013. O serviço é formado por profissionais de saúde, professores e alunos da Universidade de Brasília (UnB), a maioria indígena. Eles são responsáveis pelo acolhimento dos pacientes e acompanhamento nas consultas, procedimentos e internação. Esse tipo de trabalho facilita o contato entre médico e paciente, já que reduz as dificuldades causadas pelas diferenças culturais.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB