Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Walter Cantídio tem nova estrutura

Melhoria

Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Walter Cantídio tem nova estrutura

Unidade conta agora com um espaço mais organizado, seguro e próximo ao HUWC

Fortaleza (CE) – O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio está de casa nova. Já em funcionamento na Rua Samuel Uchôa, nº 1.384, o Ambulatório conta agora com um espaço mais organizado, seguro e próximo ao HUWC, localizado na rua em frente ao hospital vinculado à Universidade Federal do Ceará e à Rede Ebserh. A nova unidade foi totalmente reformada e adaptada para receber pacientes, internos, residentes, funcionários administrativos e profissionais da assistência.

Na avaliação da oftalmologista Hissa Tavares, o espaço “está bem organizado. Tudo novo e funcionando. Além disso, os equipamentos foram todos revisados e calibrados”. Para Maria Silva, 39 anos, paciente do Ambulatório desde o ano 2000, a mudança só trouxe benefícios aos usuários. “Achei aqui melhor. Lá (no antigo endereço) era muito quente e aqui é bem ventilado, sem falar que descemos na parada de ônibus, damos a volta no quarteirão e já chegamos. Bem mais perto e seguro”, listou as vantagens.

Antes, o Ambulatório da Oftalmologia funcionava a quilômetros de distância da sede administrativa do HUWC, o que gerava queixas, especialmente de pacientes que precisavam andar muito ou pagar transporte para chegar até lá. Trajeto onde muitos já foram vítimas de assalto e outras formas de violência. Agora, mais próximo da sede do HUWC, além de melhorar a qualidade da assistência ao paciente, o Ambulatório passa a contar, de forma mais direta e rápida, com toda uma infraestrutura para o seu funcionamento, como o suporte de unidades como a Engenharia Clínica e a Infraestrutura.

“A equipe da Oftalmologia sempre contou com o nosso suporte, mas, estando mais próximo, o atendimento acaba sendo agilizado. Os retornos são mais rápidos e a facilidade de alinhamento, muito maior”, destaca Airtes Vitoriano, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Hospital Universitário Walter Cantídio. Ainda de acordo com a gestora, a mudança também está facilitando a logística de prontuários, já que não é mais necessário solicitar transporte para levar e trazer os documentos do Hospital para o Ambulatório.

Segundo Joelson Vitoriano, chefe do Setor de Infraestrutura Física do Complexo Hospitalar da UFC, “as novas instalações proporcionam um maior conforto para os usuários e funcionários em relação ao local anterior. Outra vantagem é a agilidade de acesso da equipe da manutenção. Quando funcionava no antigo endereço, qualquer manutenção, por mais simples que fosse, tornava-se difícil por questões logísticas. Necessitava-se da disponibilidade de veículo do serviço de transporte do hospital para levar e trazer os funcionários da manutenção. No novo local, a equipe técnica consegue acessar as instalações de forma imediata”.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUWC-UFC