Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh oferecem tratamento para a Hanseníase

Janeiro Roxo

Hospitais da Rede Ebserh oferecem tratamento para a Hanseníase

Doença tem cura e medicamentos estão disponíveis pelo SUS. Campanha nacional acontece neste domingo, 28

Brasília (DF) – Desde 2010, o último domingo de janeiro é conhecido como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, doença que pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia mostram que o Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença, ficando atrás apenas da Índia.

Visando combater a enfermidade, hospitais universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atuam em duas frentes: oferecer tratamento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover ações educativas em busca da prevenção.

A doença é contagiosa e é transmitida pela respiração, fala, espirro, tosse, acometendo principalmente a pele e os nervos periféricos. Sua principal característica é uma mancha ou qualquer lesão de pele que tenha alteração de sensibilidade. O paciente não consegue diferenciar, por exemplo, o quente do frio naquele local onde tem a mancha.

Apesar de contagiosa, com o tratamento o paciente deixa de ser um transmissor. “O que representa perigo é o paciente que está em casa, tem a doença, mas não sabe, não procurou um médico. Esse sim pode estar contaminando outras pessoas. O sucesso do tratamento depende de tomar os comprimidos direitinho e comparecer às consultas com a frequência recomendada”, ressalta Martha Débora, dermatologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe.

Serviço

As pessoas que estiverem com alguma suspeita de hanseníase devem procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnosticar e tratar o problema. Se a equipe de saúde identificar a necessidade de um diagnóstico ou tratamento mais especializado, o paciente será encaminhado para um hospital de média e alta complexidade, como é o caso dos hospitais da Rede Ebserh. O tratamento é gratuito e está disponível em todo o território nacional por meio do SUS.

No Nordeste, os hospitais da Rede Ebserh localizados na Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe possuem serviços especializados no diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Na capital federal, o Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) é a principal referência para o tratamento de casos graves de hanseníase. O HUB recebe principalmente pacientes que já foram diagnosticados, mas apresentaram algum tipo de reação grave e necessitam de internação ou que estejam com suspeita de resistência ao tratamento. O serviço funciona às quartas-feiras pela manhã e atende, em média, 25 pacientes por semana. ​ A equipe também está se estruturando para oferecer atendimento multidisciplinar a pessoas que possuem sequelas provocadas pela doença.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

 

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh