Notícias Notícias

Voltar

Novo tomógrafo do Hospital de Clínicas da UFTM avaliará sequelas de arboviroses

Tecnologia

Novo tomógrafo do Hospital de Clínicas da UFTM avaliará sequelas de arboviroses

Avaliado em R$ 1,2 milhão, o aparelho foi destinado pela Secretaria de Estado de Saúde de MMG

Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado à Rede Ebserh, vai receber um tomógrafo computadorizado de 16 canais, que examina em alta resolução a estrutura e a função de órgãos em todo o corpo humano. Avaliado em R$ 1,2 milhão, o aparelho foi destinado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) como contrapartida pela participação do HC no projeto Unidade Sentinela no Combate às Arboviroses. 

“A iniciativa seleciona hospitais localizados no estado que se destaquem na área da pesquisa científica, para estimular estudos sobre as sequelas causadas por doenças como dengue, zika e chikungunya. Ao mesmo tempo, é oferecida assistência à saúde desses pacientes”, explica o superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva.

Segundo a chefe do Setor de Engenharia Clínica do HC, Nilva Takahashi, a expectativa é de que em dentro de 90 dias ocorra a entrega, uma vez que a Unidade de Diagnóstico por Imagem possui espaço adequado para a instalação, incluindo paredes baritadas, que garantem proteção radiológica.

Desempenho

A nova tecnologia vai substituir um antigo modelo, de um canal, cujas peças de manutenção já não são encontradas no mercado. “A alternativa de 16 canais realiza em segundos exames que demorariam até quatro minutos no antigo aparelho”, explica Nilva Takahashi.

O HC conta também com um tomógrafo de 64 canais. Na avaliação do técnico em radiologia José Eduardo Félix, a existência de um segundo equipamento é essencial em uma instituição que realiza grande volume de exames, pois evita a suspensão na oferta quando um deles estiver em manutenção. “Como o tomógrafo atenderá a pacientes gerais, além dos afetados por sequelas de doenças causadas pelo Aedes aegypti, a renovação tecnológica representa um potencial aumento de produtividade nos exames de radiologia do HC”.

Em 2017, foram registradas 13.771 tomografias na instituição, em esquema de trabalho 24 horas, nos sete dias da semana, suprindo a demanda de internados e de casos de urgência e emergência. 

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.