Notícias Notícias

Voltar

Júlio Bandeira oferece serviço ambulatorial de psicologia a crianças e adolescentes

Janeiro Branco

Júlio Bandeira oferece serviço ambulatorial de psicologia a crianças e adolescentes

Atendimento é feito por meio de agendamento em uma unidade de saúde da família

Cajazeiras (PB) – Problemas relacionados à saúde mental não afetam apenas os adultos, como muitos imaginam. Crianças e adolescentes podem desencadear transtornos como depressão, síndrome do pânico, além de serem muito influenciados por ideias originadas das mídias sociais, como foi o caso do desafio da Baleia Azul. Os pais devem ficar atentos para os mínimos sinais.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), filiado à Rede Ebserh, oferece acompanhamento psicológico para atender esses casos. Crianças e adolescentes até os 17 anos e 11 meses são beneficiados com o ambulatório de psicologia do hospital. No entanto, é necessário que o agendamento seja feito por meio de uma unidade de saúde da família.

De acordo com a psicóloga clínica Vilma Oliveira, o primeiro passo é procurar um posto de saúde e solicitar do médico um encaminhamento para o atendimento psicológico. “É preciso levar documentação do adulto responsável e da criança ao HUJB para que seja feito o cadastro. Em seguida, o pessoal da recepção agendará o atendimento”, detalhou.

A psicóloga organizacional Tayrine Matias destaca que os pais devem ficar atentos a indicadores que podem indicar um problema mais sério. “Há os sintomas físicos como tremores, taquicardia, suor excessivo, dores de cabeça constantes, e os sintomas psicológicos como preocupação excessiva com o futuro, estresse, tristeza profunda que perdure por mais de duas semanas e baixa autoestima. Esses são sinais de alerta”, enumerou.

Além de Cajazeiras, os serviços de ambulatório são destinados à população dos outros 14 municípios para os quais o HUJB-UFCG é referência em pediatria: Bernardino Batista, Cachoeira dos Índios, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Poço José de Moura, Bom Jesus, Santa Helena, Poço Dantas, Triunfo, Carrapateira, São José de Piranhas, Uiraúna, Joca Claudino e Bonito de Santa Fé.  

“Os pacientes recebidos para o ambulatório são egressos do hospital, ou seja, já estiveram internados em algum momento e precisaram dar continuidade ao tratamento, ou são pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde. Essa condição se aplica aos pacientes dos ambulatórios de Pediatria, Nutrição e Psicologia”, explicou a coordenadora dos Ambulatórios Especializados do HUJB, Fernanda Souza.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Com informações do HUJB-UFCG