Notícias Notícias

Voltar

Hospital do Recife promove evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans

Cinedebate

Hospital do Recife promove evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans

Foi exibido o filme “Transamérica”, do ano de 2005, que ilustra o processo transexualizador

Recife (PE) – O Espaço de Acolhimento e Cuidado da Pessoa Trans do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) promoveu nesta quinta-feira, 2, um cinedebate em alusão ao do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que foi celebrado no último dia 29. O evento é mais uma ação da Semana de Visibilidade Trans do HC-UFPE, hospital vinculado à Rede Ebserh, iniciada na segunda-feira com uma panfletagem.

A data foi instituída por meio das lutas dos movimentos sociais contra o preconceito sofrido pelos transexuais e marca uma das primeiras iniciativas públicas contra a transfobia. “A partir de muita luta, conseguiu-se instituir uma data para que se possa discutir a temática dos transgêneros e tentar quebrar cada vez mais o preconceito que, infelizmente, ainda existe”, pontuou Mônica Mota, psicóloga do Espaço Trans.

O filme exibido foi “Transamérica”, do ano de 2005. A produção conta a história de Bree Osbourne, mulher transexual que está prestes a fazer a cirurgia de redesignação sexual e que acaba por conhecer seu filho, fruto de um relacionamento do passado, ao tirá-lo da prisão.

“A escolha do filme se deu por ele ilustrar bem o processo transexualizador, desde o acompanhamento até a operação, bem como os possíveis conflitos com a família e o apoio que também pode ser encontrado”, afirmou Ísis Araújo, assistente social do Espaço Trans.

Atualmente o serviço realiza o acolhimento de cerca de 280 pessoas, disponibilizando acompanhamento multiprofissional que envolve várias áreas, como Psicologia, Ginecologia, Serviço Social e Cirurgia Plástica. O Espaço também oferece atualmente quatro diferentes modalidades de cirurgias de readequação corporal para pacientes Trans, sempre seguindo os parâmetros exigidos pelo seu credenciamento com o Ministério da Saúde. 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE