Notícias Notícias

Voltar

Projeto para reduzir taxas de infecção em UTIs é apresentado a equipes do HU-UFGD

Segurança do Paciente

Projeto para reduzir taxas de infecção em UTIs é apresentado a equipes do HU-UFGD

Expectativa é de reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde

Dourados (MS) – Foi apresentado a profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), na última semana, o projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, lançado em dezembro passado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar as práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de 120 unidades, incluindo o HU-UFGD, que faz parte da Rede Ebserh. O projeto terá duração de três anos.

A expectativa é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde no país, como infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central, infecção em trato urinário associada a cateter vesical de demora, e pneumonia associada à ventilação mecânica. “No HU-UFGD, a meta prevista é reduzir em 30% as taxas de infecção nos primeiros 18 meses de implantação do projeto e, depois, nos outros 18 meses, reduzir as mesmas taxas em mais 20%”, explica Fuad Mahmoud, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HU-UFGD. 

As 120 unidades selecionadas receberão suporte técnico de seis hospitais de excelência envolvidos com o IHI (Institute for Healthcare Improvement): Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio-Libanês (SP); e Hospital Moinhos de Vento (RS). O HU-UFGD é referenciado pelo Hospital do Coração. 

Participaram da reunião profissionais ligados à assistência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto do HU. Eles foram capacitados para utilizar a metodologia de mudança em pequena escala, que vai permitir a implementação das práticas necessárias ao alcance dos objetivos propostos.

​Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD