Notícias Notícias

Voltar

Unidade de e-Saúde do Humap inicia 2018 com novos projetos

Modernização

Unidade de e-Saúde do Humap inicia 2018 com novos projetos

Ações envolvem aprendizagem virtual, Telemedicina, Telessaúde e revista eletrônica

Campo Grande (MS) – A Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh, começou 2018 com diversos projetos. “A Unidade de e-Saúde traz para o Humap-UFMS a modernização tecnológica existente e a coloca à disposição da comunidade acadêmica e de seus colaboradores”, afirma a chefe da Unidade, Bertha Silva.

Um dos projetos é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço virtual com videoaulas destinadas à capacitação e educação permanente de residentes, estudantes e colaboradores do Humap-UFMS. Outro é a Telemedicina, que oferecerá serviços voltados a videoconferências e webconferências para os Grupos de Interesse Especial (SIGs) do hospital.

Já a Telessaúde é uma proposta de teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação para troca de informações e conhecimentos. “Os serviços de telessaúde poderão auxiliar profissionais em outras localizadas e de outras instituições. Por exemplo, um médico em Aquidauana que esteja com dúvidas sobre determinado diagnóstico pode incluir exames no sistema e profissionais do HUMAP-UFMS podem auxiliá-lo à distância”, explica Alexandre Kouchi, profissional de Tecnologia da Informação (TI) que atua na Unidade de e-Saúde. Para a elaboração de projetos na área de Telessaúde a equipe da Unidade de e-Saúde já está dialogando com profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

Por fim, a Unidade de e-Saúde pretende deixar a revista eletrônica Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (Pecibes) mais acessível aos profissionais do hospital, além de fazer duas publicações anuais (atualmente é realizada apenas uma publicação por ano). “Queremos fomentar a divulgação das pesquisas e artigos que são produzidos pelos profissionais do HUMAP-UFMS, valorizando o trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores”, salienta Bertha Costa.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Com informações do Humap-UFMS