Notícias Notícias

Voltar

Gestores de hospitais universitários se reúnem para discutir melhorias na rede

Futuro

Gestores de hospitais universitários se reúnem para discutir melhorias na rede

Grupo representa 39 unidades vinculadas à Ebserh, estatal do MEC

Brasília (DF) – Foi iniciada, nesta segunda-feira, 5, o 1º Encontro de Gestão da Alta Administração da Rede Ebserh, evento que segue até quarta, 7, e conta com a participação de gestores da sede e de todos os 39 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O encontro tem como foco o planejamento das ações da Rede Ebserh, com vistas à implantação de ações futuras para a melhoria das áreas de saúde, ensino e pesquisa.

“Como empresa, temos de fazer as seguintes perguntas: qual é o impacto que queremos ter na vida de cada um que passa por nossos hospitais? Qual é a empresa que queremos construir? Qual é o legado que queremos deixar? Agora, estamos começando a avançar como rede e temos todas as condições para fazer essa mudança”, afirmou o vice-presidente da estatal, Paulo Henrique Costa, durante a abertura do evento.

O gestor também fez um balanço das ações realizadas e avanços conquistados em 2017, como a realização de dois mutirões nacionais de atendimentos de saúde, a otimização da liberação de recursos para os hospitais por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Nacionais Federais (Rehuf), a realização de uma compra centralizada de insumos que gerou a economia de mais de R$ 4 milhões, o estabelecimento de metas de qualidade e eficiência, o lançamento de projetos voltados à valorização do empregado, como os programas de graduação e pós-graduação, dentre outras ações.

Durante o encontro serão discutidos temas como estratégia e eficiência operacional, com a identificação dos desafios da Rede Ebserh. Também serão avaliados os avanços do programa de cooperação internacional com a rede de hospitais franceses e apresentados projetos de compras centralizadas, planejamento orçamentário participativo, avanços em tecnologia da informação, linhas de cuidado, alocação de pessoal e sustentabilidade operacional.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

05 a 07/02/2018 - 1º Encontro de Gestão da Alta Administração da Rede Ebserh
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh