Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas do Recife assina compromisso para melhorar a segurança do paciente

Meta

Hospital das Clínicas do Recife assina compromisso para melhorar a segurança do paciente

Ação faz parte de um projeto promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o IHI

Recife (PE) – Reduzir 30% das infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 18 meses e 50% em 36 meses. Essa é a meta que o Hospital das Clínicas da UFPE e outros 119 hospitais públicos brasileiros se comprometeram a atingir, quando assinaram uma Carta de Intenção do projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), em São Paulo.  O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Claudia Vidal, é a líder do projeto no HC, que tem ainda as médicas Cláudia Albuquerque e Michele Godoy e as enfermeiras Andreza Cavalcanti e Adélia Monteiro como grupo principal. Outros grupos estão sendo formados para a concretização das metas de redução das infecções do trato urinário (ITU-CV), da corrente sanguínea associada ao Cateter Venoso Central (ICVC) e a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). 

“Este é um trabalho em equipe que precisa do engajamento de todos os profissionais de saúde, além da colaboração dos pacientes e de seus familiares. O paciente deve ser o foco do cuidado, participando ativamente do processo de construção da cultura de segurança no hospital”, explicou Claudia Vidal, durante apresentação do projeto para a equipe gestora e outros setores do HC. 

Trabalhar dados, realizar mudanças, analisá-las e criar novos métodos são algumas das etapas a serem construídas. “Todos vamos ensinar e vamos aprender. Precisamos criar mecanismos e redesenhar processos para barrar riscos aos pacientes. Trabalhamos para seres humanos e eles esperam de nós um cuidado seguro, oportuno, eficiente, efetivo, equitativo e centrado no paciente e família”, revelou Claudia Vidal. 

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, comemorou a iniciativa. “Fico gratificado quando vejo a equipe do hospital discutindo e analisando processos”, acrescentou.

Mais

Dos quase 6.200 hospitais da rede SUS, 120 (1,95%) vão participar do projeto, cinco deles de Pernambuco (todos na Região Metropolitana do Recife). Além do HC, participam Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, Procape e Pelópidas Silveira.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE