Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório do Hospital Júlio Müller orienta pacientes sobre autoestima e saúde

Humanização

Ambulatório do Hospital Júlio Müller orienta pacientes sobre autoestima e saúde

Cerca de 60 idosos acompanharam palestras sobre educação em saúde e tratamento de feridas

Cuiabá (MT) – Depois de deixar o campo e se mudar para a cidade, Braz Rei de Hungria viu a saúde começar a ficar debilitada por causa de uma insuficiência venosa, agravada pelo trabalho dele como catador de lixo. Há 20 anos, ele é paciente do Ambulatório de Estomaterapia do Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), vinculado à Rede Ebserh, e um dos convidados para o evento “Autoestima está em alta!", realizado na última segunda-feira, 5.

“Nós não tratamos apenas da ferida. Nós tratamos a pessoa. Este evento é uma forma de mostrar isso”, afirmou a enfermeira de referência, Adriane Freitas, uma das organizadoras. “Nossos pacientes passam por um processo de exclusão social devido ao fato de estarem com uma ferida numa fase de infecção, que exala um determinado odor que incomoda as pessoas ao redor. Então, dentro da família, ele é isolado. Ele não tem coragem de ir para uma festa ou a igreja”, contou Adriane.

Cerca de 60 idosos acompanharam palestras sobre educação em saúde e o tratamento das feridas com enfoques: dermatológico e da alegria, que foi oferecida pela 'Em cena Escola de Palhaço de Mato Grosso'. O diretor geral da escola, Ilson de Oliveira, o palhaço Zabilim Plim Plim, é parceiro do hospital nas ações de humanização para crianças e adultos. Para “levantar” o ânimo dos pacientes, Zabilim veio acompanhado da palhaça Fuzilla e do palhaço Aurélio Galhado.

A dona de casa Maria Aparecida Adão foi presenteada com um kit com lembranças doadas por parceiros do hospital. “Eu gosto de vir aqui. Antes sentia muita dor e já melhorei. Uma vez por semana eu venho fazer o curativo”, disse.

Especialista em dermatologia com ênfase em feridas, Rosane Bortolucci, explicou quais devem ser os cuidados em casa. “Os pacientes devem ficar atentos às instruções da equipe de curativos. Aqui no hospital são usados produtos adequados, mas quando eles chegam em casa usam outros produtos que dificultam a cicatrização, além da dificuldade com a higienização do local”, pontuou a enfermeira.

A segunda palestra focou na educação para transformar essa realidade. Da área de pedagogia, Jan Cassio Almeida lembrou a importância da compreensão sobre a necessidade dos cuidados pessoais. E isso passa pela educação.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUJM-UFMT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Rehuf, programa é financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde e contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HUJM-UFMT