Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh receberão equipamento para tratamento de câncer

Modernização

Hospitais da Rede Ebserh receberão equipamento para tratamento de câncer

HC-UFTM, Huol-UFRN e HU-UFPI foram incluídos no Plano de Expansão da Radioterapia, do MS

Brasília (DF) – Três hospitais da Rede Ebserh receberão novos aceleradores lineares, equipamento de radioterapia usado para o tratamento de câncer. São eles: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Os aparelhos serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Plano de Expansão da Radioterapia e possibilitarão milhares de atendimentos por ano.

No HC-UFTM, o novo acelerador linear – mais moderno – substituirá o equipamento atualmente em uso na instituição, adquirido em 1995. O investimento previsto é de R$ 1,9 milhão, oriundo do MS. “A inclusão do HC no Plano acontece em um excelente momento. Passamos a ser remunerados, em 2018, pelos serviços de radioterapia para tratamento do câncer, que já eram prestados há três anos, até então sem recursos específicos. Tanto a inovação tecnológica quanto o pagamento pelos tratamentos oferecidos fortalecerão a área oncológica do hospital”, avalia a gerente Administrativa do HC-UFTM, Maria Cristina Strama.

Já no HU-UFPI e no Huol-UFRN, além dos equipamentos, haverá a construção de casamatas – espaço destinado para a instalação do aparelho. Com isso, cada hospital receberá investimento de R$ 8,3 milhões, também pelo MS. “Com este acelerador linear, haverá, no Piauí, uma redução da fila de espera de pacientes com câncer que precisam passar por radioterapia”, explica o médico Eulálio Damásio, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI.

Outros hospitais da Rede Ebserh já estavam inclusos Plano de Expansão da Radioterapia, como o Hospital Escola de Pelotas (RS), o Hospital Universitário de Santa Maria (RS), o Hospital Universitário Walter Cantídio (CE) e o Hospital Universitário de Brasília (DF).

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Rehuf, programa é financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde e contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HC-UFTM