Notícias Notícias

Voltar

Congresso de residência é realizado no Complexo Hospital de Clínicas do Paraná

Atividade acadêmica

Congresso de residência é realizado no Complexo Hospital de Clínicas do Paraná

Evento celebrou os 55 anos dos programas e contou com apresentações de residentes do CHC

Curitiba (PR) – O Complexo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, vinculado à Rede Ebserh, realizou seu primeiro Congresso dos Programas de Residência, do qual participaram residentes das áreas médica e multiprofissional. O evento, ocorrido nos dias 6 e 7 de fevereiro, foi planejado para incentivar a divulgação da pesquisa desenvolvida no âmbito do hospital, além de integrar os programas de residência oferecidos na instituição e celebrar os 55 anos de atividades.

Segundo a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, o congresso ressalta a importância do CHC para a comunidade, ao aliar o ensino e a pesquisa com a atenção à saúde da população. “O CHC é um importante formador de profissionais da área da saúde, com programas de residência de qualidade”. Além do encontro, Caroline também esteve reunida com a equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa do complexo, para alinhamento de ações entre a estatal e o hospital de ensino.

Para a gerente de Ensino e Pesquisa do CHC, Rosires Andrade, o congresso é uma forma de reafirmar a relevância das especializações. “A ideia é mostrar o que tem acontecido no CHC em termos de residência em todos esses anos. Muitos dos nossos residentes estão hoje espalhados por outros estados, e mesmo outros países. Nosso programa de residência é muito importante para a saúde pública do Brasil”, afirmou.

Segundo Nelson Rebellato, diretor do Setor de Ciências da Saúde, o congresso aconteceu em bom momento. “São ações como esta que marcam o compromisso que temos com o ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para o funcionamento do hospital e compromisso das universidades públicas”, disse.

Os residentes apresentaram trabalhos de pesquisa em suas áreas, e as salas de apresentação foram divididas com apresentações de inscritos do programa de residência médica e do multiprofissional, estratégia pensada para fomentar a discussão e a partilha de conhecimentos interdisciplinares. Nas mesas temáticas, foram divididos tópicos como saúde da mulher, saúde mental, hematologia e oncologia, qualidade de vida e saúde pública. Dos mais de cem trabalhos inscritos, 15 foram premiados. Veja a lista de vencedores. [lincar PDF]

Tradição e referência

Quando foi inaugurado, em 1963, apenas dois anos após a fundação do Hospital de Clínicas da UFPR, o programa de residência médica fornecia seis tipos de especializações. Hoje, são 50. Em 2010, foi lançado o programa de residência multiprofissional, que oferece vagas para profissionais de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, Bioquímica, Odontologia e Terapia Ocupacional. No total, o programa de residência do CHC foi responsável por formar cerca de 5 mil profissionais nos 55 anos de trajetória.

O congresso foi promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (Gep), comissões de residência médica e multiprofissional (Coreme e Coremu), Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (Primah) e Unidade de Ensino e Extensão. A abertura contou também com a presença da superintendente do CHC, Claudete Reggiani, do reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, do chefe do Setor de Gestão de Ensino e Pesquisa, Jorge Felix, e da superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Tania Pires. 

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR