Notícias Notícias

Voltar

HUB adota novo fluxo de marcação de retorno e exames a fim de acabar com filas

Mudança

HUB adota novo fluxo de marcação de retorno e exames a fim de acabar com filas

Alteração funcionará a partir de março e as marcações serão realizadas no mesmo dia da consulta

Brasília (DF) – A partir de 1º de março, a marcação de consultas de retorno e exames ficará mais fácil. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) criou um novo fluxo para esses agendamentos, que passarão a ser no mesmo dia em que o paciente vier ao hospital para a consulta. Assim que o atendimento terminar, basta procurar a recepção do ambulatório, apresentar o pedido médico e marcar a data do retorno e dos exames, se solicitados.

Com a mudança, a expectativa é acabar com as filas para a marcação de retornos. Atualmente, existem datas específicas para esses agendamentos e um grande número de pacientes comparecem ao hospital nos mesmos dias e horários, gerando filas e fazendo com que o paciente tenha que comparecer uma vez mais ao HUB.

Outra novidade é que os exames serão informatizados. Com isso, os resultados ficarão disponíveis para acesso dos médicos e profissionais de saúde, sem que o paciente precise se deslocar ao HUB para a retirada.

Parceria

O HUB, hospital de média e alta complexidade, é um ponto de atendimento especializado da Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal, onde o paciente vem, encaminhado pela Atenção Primária, para resolver problemas específicos de saúde. São mais de 40 especialidades e subespecialidades médicas e uma média de 850 consultas por dia.

Depois de ter as necessidades atendidas e o projeto terapêutico definido, o paciente deve retornar à unidade básica para que o médico da Atenção Primária realize o acompanhamento periódico. O fluxo foi oficializado com a assinatura do novo contrato entre o HUB e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em janeiro de 2017.

De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Micheline Meiners, as novas regras para marcação de retornos ajudam a reforçar a cultura da referência e contra referência. “O HUB está em capacidade máxima de atendimento. Com a contra-referência, é possível liberar mais vagas e garantir maior acesso à população em atendimento especializado”, explica Micheline.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HUB-UnB