Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM é destaque em avaliação nacional de residentes em Neurocirurgia

Reconhecimento

HC-UFTM é destaque em avaliação nacional de residentes em Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia avaliou 87 hospitais das cinco regiões brasileiras

Uberaba (MG) – O programa de residência médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), unidade vinculada à Rede Ebserh, recebeu a segunda maior nota na mais recente avaliação de conhecimentos aplicada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). O exame é realizado anualmente por meio de provas aplicadas aos residentes e teve o resultado emitido no fim da primeira quinzena de fevereiro.

Participaram 87 hospitais das cinco regiões brasileiras. A média obtida pelos residentes do HC-UFTM foi 83 pontos. O Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, ocupou o primeiro lugar, com 86. Em terceiro, com 80,5, está o Hospital da Universidade Estadual de Campinas e em quarto, com 80,4, o da UFMG.

“Esse desempenho excelente é resultado da preocupação com as atividades cirúrgicas, aulas, seminários, clubes de revista e discussões de casos clínicos. Nossos residentes têm respeito estrito pela carga horária e contam com a presença constante do supervisor ou preceptores”, repercute o coordenador do programa, Roberto Dezena.

Referência

A avaliação aconteceu simultaneamente em diversas cidades brasileiras, no mês de dezembro de 2017. Durante todo o ano, neurocirurgiões de destaque são convidados para colaborar com o banco de questões. As provas são preparadas pela Comissão de Ensino da SBN e aplicadas pelos coordenadores locais para os residentes de cada região.

Segundo Dezena, o aspecto motivacional é incutido constantemente nos residentes do HC-UFTM, demonstrando que não são mera força de trabalho, mas atores indispensáveis à manutenção do hospital como referência em neurocirurgia para todo o Brasil Central. 

Iniciada em 2016, a residência em Neurocirurgia do HC tem duração de cinco anos e oferece uma vaga anual. Compõe, com outras 30 especialidades, o conjunto de residências oferecidas pelo Hospital de Clínicas a graduados em Medicina. A mais recente, em Nefrologia, foi criada no final de janeiro de 2018.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM