Notícias Notícias

Voltar

Humap instala equipamentos de segurança no Setor de Hemodinâmica

Prevenção

Humap instala equipamentos de segurança no Setor de Hemodinâmica

Saiote e anteparos foram instalados para evitar a exposição da equipe multidisciplinar à radiação ionizante

Campo Grande (MS) – O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), vinculado à Rede Ebserh, instalou, na segunda semana de fevereiro, equipamentos de segurança no aparelho de fluoroscopia do Setor de Hemodinâmica. A necessidade da instalação desses equipamentos era urgente para garantir a segurança da equipe da Hemodinâmica.

Os equipamentos instalados são compostos por um saiote plumbífero lateral, um anteparo de teto e um anteparo móvel. “Os exames que carecem da fluoroscopia acabam demandando uma exposição muito alta da equipe multidisciplinar que acompanha e realiza o procedimento, sendo um dos pontos mais críticos no hospital relacionados à radiação ionizante”, afirma o engenheiro de segurança do trabalho do Humap Túlio Antunes.

O engenheiro explica ainda que a radiação ionizante é especialmente nociva para o ser humano. “É comprovado que exposições prolongadas sem a devida proteção, com o passar dos anos, podem gerar doenças, por exemplo, câncer. A instalação desses equipamentos representa um ganho extremamente relevante para a saúde dos trabalhadores envolvidos nos procedimentos”, completa.

A fluoroscopia é uma técnica de imagem comumente utilizada na medicina para obter imagens em tempo real do movimento das estruturas internas de um paciente por meio do uso de um fluoroscópio. Esta técnica é primordial, por exemplo, nos casos de cirurgias vasculares e exames de angiografia.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS