Notícias Notícias

Voltar

Mulheres em vulnerabilidade social terão anticoncepcional de longa duração

Contracepção

Mulheres em vulnerabilidade social terão anticoncepcional de longa duração

Serão atendidas gestantes e mães de recém-nascidos atendidas no Hospital de Clínicas de Curitiba, vinculado à Rede Ebserh

Curitiba (PR) – Mães e gestantes terão a possibilidade de ter um método contraceptivo de longa duração antes mesmo de deixar o hospital, após o parto: o implante subdérmico. A iniciativa – resultado de negociações entre o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) e as secretarias estadual e municipal de saúde – foi apresentada, no início de fevereiro, aos profissionais da maternidade do CHC.

O CHC, complexo vinculado à Rede Ebserh, já proporciona a implantação de dispositivos intrauterinos (DIUs) na unidade; agora, oferecerá também os implantes. A abordagem da equipe será focada em mulheres em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua, ou mães HIV positivas que deram à luz recentemente.

A iniciativa vai ao encontro das diretrizes do projeto Apice On (Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia). Criado pelo Ministério da Saúde em 2017, ele prevê a qualificação dos serviços que atendem situações de nascimento, parto, planejamento familiar, violência sexual e abortamento em hospitais públicos e de ensino por todo o país.

O intuito é promover a discussão sobre os temas e garantir atendimento humanizado às gestantes e mães. O Complexo Hospital de Clínicas é um dos mais de 90 hospitais que integram o programa, e é referência no atendimento multiprofissional a mulheres vítimas de violência sexual, realizado há 20 anos.

A ação

Para Rosires Andrade, gerente de Ensino e Pesquisa do CHC e coordenador da ação, é importante ter em mente as características do público-alvo no planejamento de um projeto como esse. “Ao invés de adaptar as mulheres aos anticoncepcionais, adaptamos os anticoncepcionais às mulheres”, explicou.

Também conhecido como Inplanon, o implante é um dos Larc, sigla em inglês para Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração – assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre e o DIU Mirena. Tem duração de três anos e um índice de 99% de eficácia. Com comprimento de cerca de dois centímetros, é implantado com anestesia na parte interna do braço, através de um pequeno corte de rápida cicatrização.

De acordo com Rosires, a escolha do Inplanon se deu devido a quatro fatores: a aplicação única do dispositivo, a longa duração de ação, eficácia e a segurança de seu uso. “Todas as pesquisas mostram que mulheres que usam Larc continuam usando a longo prazo”, conclui.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR